YouTube mostra aos criadores que horas do dia o público está online

O YouTube está expandindo seus recursos de análise, mostrando aos criadores de vídeo quando é mais provável que seu público esteja online. Esse próximo recurso foi visualizado no vídeo mais recente no canal Creator Insider do YouTube.

No vídeo, um membro da equipe de engenharia de análise do YouTube fornece uma explicação detalhada de como navegar pelos novos dados. Também são fornecidas recomendações sobre a melhor forma de usar os dados. Aqui está um resumo da apresentação do YouTube sobre essa primeira adição à sua plataforma de análise.

Novos dados: quando seus espectadores estão no YouTube

O YouTube sempre dava aos criadores acesso a dados demográficos básicos, como idade, sexo, localização e esse tipo de coisa. Esse novo conjunto de dados aumenta o nível de percepção e entendimento do público muito além da demografia básica.

Muitas vezes, as informações demográficas básicas não são diretamente acionáveis. Os engenheiros de análise do YouTube estão sempre procurando maneiras de fornecer aos criadores mais dados que eles realmente podem usar para expandir seu canal.

O projeto mais recente, que está agora nos estágios iniciais de desenvolvimento, é a capacidade de informar aos criadores quando o público está online. Mais especificamente, os dados identificarão em quais horas da semana o público de um canal está mais ativo.

YouTube mostra aos criadores que horas do dia o público está online
Foto: Visual Hunt

No gráfico, você pode ver como cada bloco de tempo é representado por roxo claro ou roxo escuro. Quanto mais escuras as caixas, mais seu público fica on-line em um determinado momento.

Neste exemplo em particular, o gráfico indica que o público do canal está constantemente online ao longo do dia. Os blocos de tempo em roxo escuro indicam que o público do canal está mais ativo no YouTube entre 16 e 20 horas.

Para deixar claro, isso não é necessariamente indicativo de quando as pessoas estão assistindo o próprio canal. Esses dados indicam quando o público de um canal está mais ativo assistindo a vídeos no YouTube.

A razão pela qual os dados não representam quando o conteúdo de um canal está sendo assistido é porque eles seriam fortemente distorcidos nos tempos de publicação do canal. Mostrar quando um público mais ativo na plataforma do YouTube em geral é mais útil para os criadores de vídeo.

Como usar esses dados anunciados pelo Youtube?

Você pode assumir imediatamente que a melhor maneira de usar esses dados é identificar os melhores horários para publicar vídeos de acordo com o momento em que seu público está mais ativo.

No entanto, o YouTube reluta em dizer se a programação de vídeos nas áreas mais escuras do gráfico afetará o desempenho de longo prazo de um canal. “Não temos confiança nos dados para dizer isso”, diz um membro da equipe de engenharia de análise do YouTube.

Segundo a empresa, é difícil obter evidências conclusivas que demonstrem os melhores horários para publicar um vídeo. O que esses dados podem fazer é ajudar os canais a se envolverem com a comunidade, agendando postagens quando o público estiver mais ativo.

Os canais também podem se beneficiar do uso desse tempo para responder aos comentários em vídeo ou encontrar outras maneiras de interagir com a comunidade. Outra tática que pode ser especialmente eficaz são transmissões ao vivo quando a maioria do seu público está online.

O YouTube recomenda seguir essas sugestões usando os dados para determinar quando os vídeos devem ser publicados. “Não estamos confiantes de que você deve adaptar sua programação de upload a isso ou sua programação de publicação, usá-lo de outras maneiras pode ajudá-lo a criar esse ritmo com seu público”.

Obviamente, não há nada que o impeça de programar vídeos quando seu público estiver mais ativo, se você quiser testá-lo. Novamente, esse recurso está atualmente em desenvolvimento inicial e ainda não está disponível ao público.

O que você achou deste artigo?