O Youtube ficou fora do ar na noite dessa quarta-feira, 11, por cerca de duas horas. Conforme relatórios de usuários, a plataforma de vÃdeos não carregava os conteúdos e, em determinados casos, apresentava um aviso apontando o erro 503. O problema foi constatado tanto em acesso pelo computador quanto pelo celular.
Ainda que a página principal carregasse normalmente, os vÃdeos não iniciavam. Os aplicativos para TV também apresentaram a instabilidade. De acordo com o DownDetector, ferramenta que monitora serviços na web, o erro iniciou em torno das 21h em inúmeros locais do mundo, inclusive no Brasil.
Ao longo do perÃodo de instabilidade, o Youtube registrou milhares de queixas de usuários quanto que gostariam de subir os seus vÃdeos quanto daqueles queriam algo para assistir. Pelo Twitter, a equipe do Youtube chegou a informar que estava trabalhando para resolver o problema, mas não relatou o motivo da falha.
Nessa situação, o usuário não tem muito o que fazer a não ser aguardar pela retomada do serviço. Como se refere a um erro geral, opções como sair do site e retornar ou reiniciar o aplicativo não surtem efeito prático.
Além disso, o problema no Youtube acabou ampliar as buscas vinculadas ao assunto no Google. Conforme o Google Trends, na última hora, se registrou um aumento nas buscas dos termos termos “YouTube não está funcionando”, “YouTube fora do ar”, “YouTube não carrega” e “instabilidade no YouTube”.
A assessoria de imprensa da plataforma no Brasil apenas declarou que a equipe já está sabendo das falhas e atuando para corrigir a situação. No final da noite de quarta-feira, a falha foi corrigida e o funcionamento do Youtube foi normalizado no Brasil e ao redor do mundo.
Youtube é a plataforma de vÃdeos favorita dos brasileiros
O Youtube virou a plataforma favorita de vÃdeos dos brasileiros e é acessada por aproximadamente 105 milhões de pessoas mensalmente no paÃs. A quarentena causada pela pandemia do novo coronavÃrus gerou inúmeros impactos na maneira com que os usuários consomem os vÃdeos e até aumentou a relevância da plataforma.
Além disso, 91% das pessoas aumentou o tempo gasto no serviço durante esse perÃodo. As informações foram anunciadas no começo do mês de novembro no evento Brandcast. Essa é a primeira vez que o Youtube compartilhou dados sobre o consumo dos seus usuários no Brasil.
É importante frisar que o estudo Why Video foi encomendada à Talkshoppe pelo Google e feito em agosto de 2020. A pesquisa contou com a participação de mais de 2 mil entrevistados em todo o paÃs.