WhatsApp Business ganhar QR Code para facilitar troca de contatos

Recentemente, o WhatsApp Business passou a contar com o compartilhamento do contato com um QR Code. A ferramenta, que passou por teste em versões beta do app para Android e iOS, foi divulgada de maneira oficialmente na última semana.

Essa novidade oportuniza que empreendedores e empresários possam trocar números no WhatsApp Business com clientes ou parceiros de modo mais simples. Desta maneira, os interessados podem começar um contato com o empreendimento pelo app pela leitura do código com a câmera do celular, sem precisar mais digital o número de maneira manual.

Vale salientar que esse recurso já pode ser encontra na última versão do WhatsAPp Bussiness, que já podem ser baixados na Google Play Store e na App Store. Além disso, a companhia usou o lançamento para divulgar que o modo comercial alcançou mais de 50 milhões de usuários por mês, enquanto cinco milhões se encontram no território nacional.

A funcionalidade do código também está sendo passada gradativamente aos usuários do forma tradicional do WhatsApp. Mas, já está disponível para todas as contas comerciais e adeptos do WhatsApp Business.

Como adotar o QR Code no WhatsApp Business?

Para colocar em uso, é só acessar o menu de ajustes do aplicativo e entrar em configuração da empresa – Link Curto. O empresário também customizar uma mensagem automática que surgirá para a pessoa ao ler o código do seu negócio.

WhatsApp Business ganhar QR Code para facilitar troca de contatos
Foto: Visual Hunt

Sendo assim, o usuário usa o QR Code no seu próprio aplicativo. Ao efetuar a leitura, o dialogo será mostrado no aplicativo. Também dá para importar o contato em um print do código a partir da galeria de imagens.

O objetivo da empresa é que os negócios acrescentem uma imagem do QR Code aos seus banners, embalagens e outros canais de anuncio visando facilitar a forma para que os clientes entrem em contato diretamente pelo aplicativo.

Todavia, esse mecanismo não é uma maneira de ocultar o número do telefone, uma vez que a pessoa vai ter acesso ao número facilmente ao passar o código. Se o QR Code for passado para usuários desautorizados, dá para tirar o código e conseguir um novo, quantas vezes for necessárias.

No momento em que o outro usuário acrescentar o número, porém, se torna impossível evitar o encaminhamento da mensagem, a não ser que a pessoa em questão seja bloqueada.

O que você achou deste artigo?