Usuários se queixam de falhas no servidor DNS do Google no começo da semana

O servidor DNS do Google passou por uma situação problemática e foi motivo de reclamações nas redes sociais, nesta segunda-feira, 3 de agosto. De acordo com os relatos, o recurso não estava funcionando e, sendo assim, muitas páginas não estavam carregando devidamente.

O erro teria iniciado no meio da tarde de segunda-feira e atingiu diversas plataformas com final em .com.br, levando alguns internautas a imaginar que se tratava de uma falha geral na rede mundial de computadores. Em algumas situações, a máquina revelou uma comunicado de erro, como “DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN” ou “Talvez o servidor DNS esteja indisponível”.

Vale salientar que esse recurso é indispensável para fazer a conversão de nomes de domínios em endereços IP, oportunizando que o navegador do internauta possa carregar todos os elementos da página em questão.

Posicionamento oficial do Google

A mídia especializada chegou a cobrar um posicionamento da assessoria de imprensa no território nacional a fim de entender o que aconteceu com o DNS do buscador. No entanto, a gigante da internet pontuou que não encontrou problemas na sua estrutura de DNS.

Sendo assim, uma maneira para driblar o erro e entrar nos sites que não estavam carregando adequadamente, foi a alteração para outro servidor DNS, como o da Cloudflare ou o da IBM.

Usuários se queixam de falhas no servidor DNS do Google no começo da semana
Foto: Visual Hunt

Ainda assim, muita gente imaginou que o problema era algo global. No Google Trends, que acompanha as buscas na web, aconteceu um aumento nas buscas referentes a falha no DNS na segunda-feira. Palavras como “sites fora do ar”, “Internet fora do ar”, “DNS Google fora do ar” e “problemas DNS Google” também apresentaram um crescimento nas pesquisas na ocasião.

Além disso, algumas plataformas, como o Mercado Livre, a Amazon e a Locaweb, acabaram por aparecer como se estivessem totalmente off-line no Downdetector, recurso que monitora o funcionamento de sites.

Já no Twitter, inúmeros usuários se queixaram de todos esses problemas no DNS do Google. A maioria das queixas tratava das falhas no momento de abrir determinadas páginas.

Alguns internautas chegaram a relatar falhas em outros servidores, como o OpenDNS, enquanto outros usuários citaram uma possível falha nos domínios do site Registro.br.

O que você achou deste artigo?