HomeTrump proíbe negócios de empresas dos EUA com TikTok e WeChat

Trump proíbe negócios de empresas dos EUA com TikTok e WeChat

O presidente Donald Trump vai paralisar o TikTok e o aplicativo de mensagens WeChat ao proibir as empresas americanas de fazer negócios com suas matrizes chinesas. Na noite de quinta-feira, Trump assinou duas ordens executivas que permitirão ao Secretário de Comércio dos EUA punir empresas e indivíduos americanos com multas de US$ 1 milhão e possível prisão.

Publicidade

Os pedidos entrarão em vigor daqui a 45 dias. Portanto, a Microsoft ainda pode adquirir o TikTok, da matriz chinesa ByteDance sem enfrentar penalidades, desde que o negócio ocorra antes de 20 de setembro.

No entanto, os pedidos podem prejudicar o alcance da TikTok nos Estados Unidos, a menos que a controladora ByteDance realize a venda. Caso contrário, as lojas de aplicativos, empresas de cartão de crédito e fornecedores de software dos EUA provavelmente serão proibidos de entrar em transações comerciais com o popular aplicativo de compartilhamento de vídeo.

Publicidade

Decisão de Trump contra TikTok e WeChat

Trump assinou as ordens, alegando que o TikTok e o WeChat representam uma ameaça à segurança nacional dos EUA. Ambos os aplicativos podem coletar dados de milhões de americanos e também censurar informações, o que não é diferente de outros aplicativos de mídia social.

No entanto, Trump questiona como o TikTok e o WeChat vêm de duas empresas chinesas, que estão sob a jurisdição do governo chinês. A TikTok tem afirmado que funciona como uma empresa independente. No entanto, as autoridades americanas estão preocupadas que os dois aplicativos não tenham escolha a não ser cumprir secretamente as licitações do governo chinês.

“Esta coleta de dados ameaça permitir que o Partido Comunista Chinês tenha acesso às informações pessoais e proprietárias dos americanos – permitindo que a China rastreie a localização de funcionários e contratados federais, crie dossiês de informações pessoais para chantagem e conduza espionagem corporativa”, escreveu Trump em com relação ao TikTok.

Publicidade
Trump proíbe negócios de empresas dos EUA com TikTok e WeChat
Foto: Visual Hunt

A ordem executiva chega um dia depois que o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, apresentou um novo esforço do governo que funcionará para extrair aplicativos chineses “não confiáveis” das lojas de aplicativos dos EUA. O mesmo esforço também tentará impedir que os provedores de nuvem chineses armazenem informações confidenciais dos EUA.

Os críticos agora estão preocupados que os EUA estejam abrindo caminho para uma Internet fragmentada. “Se essa abordagem se espalhar ainda mais, a capacidade da Internet de trazer os benefícios mais amplos de colaboração, alcance global e crescimento econômico será significativamente ameaçada”, disse a Internet Society, um grupo sem fins lucrativos.

Resposta das empresas

Em um comunicado, a TikTok disse que está preparado para lutar contra a ordem executiva de Trump no tribunal. “TikTok vai ficar aqui por muitos anos”, disse. Enquanto isso, a gigante de tecnologia chinesa Tencent, dona do WeChat, disse que a empresa ainda está revisando o pedido para obter um entendimento completo.

Cristina Possamai
Cristina Possamai
Formada em jornalismo, com uma década de experiência em veículos de comunicação impresso, rádio, TV e com criação de conteúdo para internet sobre empreendedorismo e negócios.
Ad_block_01
ad

Últimos artigos

Veja mais