Transformação digital está ocorrendo de maneira ainda mais rápida

Recentemente, uma série de relatórios de ganhos foi publicada pela imprensa internacional, mostrando que algumas empresas que ajudam outras companhias a migrar para soluções de software modernas estão vendo um crescimento acelerado. Dentro do mundo do software como serviço (SaaS), isso é conhecido como transformação digital.

Com base em quantas empresas de software estão falando sobre isso, o ritmo da mudança está aumentando. Mas desde que essa primeira avaliação foi publicada, várias empresas de SaaS que apresentaram resultados financeiros pareciam decepcionar os investidores. O que estava acontecendo?

Nos dias de hoje, é preciso entender como a aceleração da transformação digital parece real o suficiente, mas como não está sendo desenvolvida igualmente. Dá para começar analisando os resultados de um curto período, em entrevista com Howard Lerman, CEO da Yext, sobre o que sua empresa B2B SaaS está vendo e e sobre o que poderá vir em seguida nas lojas de software.

Uma avaliação sobre transformação digital nos dias de hoje

Todos ouviram sobre transformação digital, mas é difícil de definir. Geralmente, é uma área ampla que inclui a digitalização de processos manuais, práticas modernas de desenvolvimento de software como entrega e contêineres e uma maneira geral de se mover mais rápido via tecnologia – especialmente na nuvem.

Transformação digital
Foto: Visual Hunt

No mês passado, o CEO da Box, Aaron Levie, definiu o termo como ele o vê. “A maneira como pensamos sobre a transformação digital é que grande parte do mundo tem um monte de processos e maneiras de trabalhar – maneiras de se comunicar e maneiras de colaborar onde, se esses processos de negócios ou a maneira como trabalhamos pudessem ser feitos em formulários digitais ou na nuvem, você seria realmente mais produtivo, mais seguro e seria capaz de atender melhor seus clientes. Você seria capaz de automatizar mais processos de negócios”, disse.

O que se nota agora é que a pandemia do novo coronavírus acelerou a taxa de mudança muito mais rapidamente do que muitos haviam previsto. Os esforços para retardar a disseminação da COVID-19 e as interrupções relacionadas no local de trabalho aceleraram o que seria um cronograma normal.

Mas, por si só, isso não significa que o mercado esteja obtendo resultados iguais em todas as empresas e setores que possam fazer parte dessa tendência.

Resultados de ganhos

Muitas empresas de SaaS relataram ganhos nos últimos tempos, mas dois empreendimentos se destacaram quando se analisa os resultados, os da Slack e Smartsheet.

O que você achou deste artigo?