TiKTok tem prazo estendido para achar comprador nos Estados Unidos

A situação da plataforma de vídeos, Tiktok, nos Estados Unidos é considerada segura, por enquanto. Isso porque a empresa já conta com um prazo para encontrar um comprador para os seus negócios centrados no país.

“O Comitê de Investimento Estrangeiro nos Estados Unidos (CFIUS) concedeu ao ByteDance uma extensão de uma semana, de 27 de novembro de 2020 a 4 de dezembro de 2020, para permitir tempo para revisar uma submissão que o Comitê recebeu recentemente”, um porta-voz do tesouro disse em um comunicado.

Tudo isso faz parte de um processo contínuo que remonta a agosto, quando o presidente Donald Trump concluiu que o ByteDance e seu aplicativo TikTok eram um grande risco para a segurança nacional.

Sendo assim, a sua administração ordenou que a ByteDance vendesse os seus negócios com base nos Estados Unidos, o que o Departamento de Comércio dos Estados Unidos seguiu com uma ordem para bloquear os downloads do aplicativo do TikTok nos Estados Unidos.

Trump mais tarde anunciou um acordo que havia sido aprovado entre o Walmart e a Oracle para criar a “TikTok Global”, com sede nos Estados Unidos. No entanto, como nenhum movimento foi feito nessa frente, o ByteDance recebeu um novo prazo para o negócio, de 13 a 27 de novembro.

tiktok
Foto: Visual Hunt

A extensão recém-concedida do ByteDance dá mais uma semana para chegar a algum tipo de acordo. No momento, não está claro se o acordo entre o Walmart e a Oracle se concretizará ou se a ByteDance ainda está em negociação a fim de encontrar um comprador.

Vale salientar que o TikTok negou repetidamente representar qualquer risco de segurança para os Estados Unidos ou outros países. No entanto, o aplicativo chegou a ser banido e questionado de maneira semelhante em outras regiões do mundo.

Sucesso do TikTok em 2020

A plataforma social já era extremamente popular no mundo inteiro, mas explodiu no decorrer deste ano em função da necessidade de passar mais tempo dentro de casa. Desde o mês de março, a mídia social está acumulando números positivos e cada vez mais usuários.

A título de comparação, a plataforma conquistou 25 milhões de novos usuários nos EUA no segundo trimestre de 2020. Cerca de 75% dos 800 milhões de usuários do TikTok são usuários ativos diariamente. Ou seja, é uma mídia social em franco crescimento e com alta capacidade de engajamento, especialmente, entre o público mais jovem.

O que você achou deste artigo?