Teste mais recente do Instagram coloca Stories em uma página

O Instagram Stories cresceu e se tornou um dos melhores produtos do Facebook até hoje. No ano passado, aproximadamente metade dos usuários do Instagram – ou 500 milhões de pessoas – interagiam com o Stories diariamente. Isso é quase o dobro de toda a base de usuários ativos diariamente de todo o Snapchat, que popularizou o formato Stories.

Agora, parece que o Instagram está testando uma maneira de expandir a experiência do Stories, tornando-o um foco mais central no aplicativo do Instagram. A empresa está testando um recurso que permitirá que os usuários do Instagram vejam mais histórias de uma só vez, tanto na tela inicial quanto em uma nova experiência apenas com histórias.

No teste, os usuários verão inicialmente duas linhas de histórias em vez de uma na parte superior da tela quando abrirem o aplicativo do Instagram. Um botão também aparecerá abaixo dessa área expandida de Histórias que permite clicar em “Ver todas as histórias”.

Isso iniciará uma nova tela onde você poderá visualizar e rolar por todas as suas histórias disponíveis em uma experiência de tela cheia. O recurso foi descoberto pela primeira vez pelo gerente de mídia social da Califórnia Julian Gamboa no final da semana passada, que compartilhou uma captura de tela da nova interface do Stories para o Twitter.

O Instagram confirmou que este é um teste com um pequeno número de usuários por enquanto. A empresa se recusou a fornecer mais detalhes, mas disse que o teste está em vigor há mais de um mês. Não é surpreendente ver o Facebook brincando com ideias que permitiriam que mais usuários se envolvessem com o Stories, dado o apelo massivo, o crescimento e a crescente importância do produto para os anunciantes do Facebook.

Facebook faz testes com ferramentas Stories

No terceiro trimestre de 2019, o Facebook chamou o Stories de uma de suas maiores áreas de crescimento, observando que então 3 milhões de seus 7 milhões de anunciantes agora estavam anunciando no Facebook, Instagram e Messenger Stories combinados. No quarto trimestre, o número de anunciantes que usam o Story Ads havia aumentado para 4 milhões.

Para atender às necessidades dos anunciantes, no ano passado, o Facebook introduziu modelos personalizáveis ​​nos quais as empresas podem fazer upload de fotos e vídeos e escolher entre diferentes layouts, cores e opções de texto para criar histórias mais atraentes. E para facilitar a participação no Stories, o Facebook agora permite que os anunciantes comprem no Facebook, Messenger e Instagram de uma só vez.

Teste mais recente do Instagram coloca Stories em uma página
Foto: Visual Hunt

Quando o Facebook divulgou seus ganhos no primeiro trimestre de 2020, observou que o número total de impressões de anúncios em seus serviços havia aumentado 39%. Ele atribuiu o salto aos aumentos de engajamento nos produtos de feed e nas histórias combinadas.

No entanto, o Facebook costuma dizer que os anúncios do Stories geram receita a taxas mais baixas do que o Feed de notícias – algo que a empresa acredita que mudará a longo prazo à medida que mais anunciantes migrarem para o Stories.

Diante desse contexto, é interessante ver o Instagram testando uma experiência em tela cheia e rolável no aplicativo Stories. Se o Instagram decidisse lançar este produto publicamente, ele poderia capturar mais usuários diários e, em seguida, mais anunciantes.

“Estamos sempre testando novas maneiras de melhorar a experiência do Instagram para nossa comunidade”, disse um porta-voz da empresa no Facebook, em referência ao teste.

O que você achou deste artigo?