O Spotify se orgulha de conectar os ouvintes com músicas que eles nunca ouviram antes. E em breve, pode haver ainda mais maneiras de artistas e gravadoras promoverem músicas para novos públicos.
Uma nova experiência permitirá que os criadores identifiquem “prioridades” – faixas, álbuns, momentos, etc. – que desejam amplamente divulgados no serviço de streaming para, por exemplo, destacar uma nova música, aniversário de álbum ou vÃdeo viral.
A plataforma já leva em consideração sinais como o que você está ouvindo e quando, quais músicas você adiciona às playlists, os hábitos de escuta de pessoas com gostos semelhantes, até mesmo a ordem em que você toca as músicas ou podcasts e a data de lançamento de uma faixa.
“Os artistas nos dizem que querem mais oportunidades de se conectar com novos ouvintes”, disse um anúncio do blog Spotify. “E acreditamos que nossas recomendações também devem ser informadas pelos artistas – suas prioridades e o que eles têm a dizer sobre sua música.”
Para garantir que essa ferramenta seja “acessÃvel a artistas em qualquer estágio de suas carreiras”, o Spotify não cobrará um orçamento inicial. Em vez disso, as gravadoras e os artistas devem concordar com uma “taxa de royalties de gravação promocional” para as transmissões – ou seja, eles receberão royalties reduzidos.
Aumento de visibilidade no Spotify dependerá do público
No entanto, esse não é o único sacrifÃcio. Spotify não garante a colocação. Em vez disso, afirma confiar inteiramente em seus ouvintes, que podem fazer ou destruir um artista: se uma música em particular marca as pessoas, ótimo – ela continuará aparecendo online; do contrário, ele “será rapidamente retirado”.
“A satisfação do ouvinte é nossa prioridade”, de acordo com o blog. “Nós apenas recomendamos músicas que achamos que os ouvintes querem ouvir”.
O projeto piloto será lançado primeiro nos formatos Radio e Autoplay do Spotify, onde a maioria das pessoas vai para descobrir novas músicas. Se for bem-sucedido, o recurso se expandirá para outras áreas do aplicativo.