A base de usuários do Spotify ultrapassou 320 milhões de usuários, um salto de 29% ano a ano. O número de assinantes pagos é de 144 milhões, um aumento de 27% em relação ao mesmo período do ano passado, anunciou o serviço de streaming de música como parte de seu relatório de lucros do terceiro trimestre.
A empresa oferece uma versão gratuita com suporte de anúncios, mas o Spotify Premium desbloqueia coisas como downloads offline e streams ilimitados por US$ 9,99 por mês.
O Spotify aponta que o seu lançamento em julho na Rússia e em 12 mercados vizinhos como um auxílio para desbloquear “uma demanda reprimida significativa, gerando um salto nos nossos resultados”.
Outros novos mercados incluem Albânia, Bielo-Rússia, Bósnia e Herzegovina, Croácia, Cazaquistão, Kosovo, Moldávia, Montenegro, Macedônia do Norte, Rússia, Sérvia, Eslovênia e Ucrânia. Mas a própria Rússia foi “o maior motivador positivo”. A América Latina e a Índia também registraram recuperação, diz Spotify.
O Spotify fez uma grande aposta nos podcasts e teve um pequeno aumento neste trimestre – 22% de seus usuários ativos mensais ouviram podcasts no terceiro trimestre, ante 21% no trimestre anterior.
Grandes conquistas incluem Michelle Obama e Joe Rogan; o último torna-se exclusivo do Spotify ainda este ano.
Sobre o Spotify
De acordo com avaliação da mídia especializada, o software é um dos melhores serviços de música a nível global nos dias de hoje. É o serviço de streaming mais popular e usado do mundo.
Apesar da séria competição de outros serviços de música – incluindo o Tidal para audiófilos e o LiveXLive centrado em DJ – o Spotify ainda é um jogador de topo nesta categoria lotada devido ao seu grande catálogo, playlists colaborativas, podcasts e vários outros recursos atrativos.
Esse é um serviço de streaming de música, podcast e vídeo que foi lançado oficialmente em 7 de outubro de 2008. Ele é desenvolvido pela startup Spotify AB com sede em Estocolmo, na Suécia.
Além disso, o software fornece conteúdo protegido de conteúdo provido de restrição de gestão de direitos digitais de gravadoras e empresas de mídia.