Nos últimos dias, os microempreendedores individuais (MEI) do Brasil puderam conferir uma mudança considerável no projeto gráfico de uma importante plataforma: o Portal do Empreendedor. As adequações na visualização da página principal tem o intuito de facilitar o acesso aos principais serviços online.
A lista de serviços online engloba: abertura de novos MEI e o pedido de crédito. Além disso, a plataforma também foi integrada ao portal gov.br, que une todos os órgãos digitais do governo federal.
“As mudanças estão alinhadas a estratégia digital do governo federal voltada ao MEI. Nossa prioridade é trazer a informação de maneira simples e direta, permitindo ainda mais agilidade ao empreendedor que precisa se formalizar. Todo este trabalho busca atender à demanda por maior facilidade de acesso e precisão nas orientações necessárias”, explicou Fábio Silva, Coordenador-Geral de Empreendedorismo e Artesanato do Ministério da Economia.
As alterações gráficas no Portal do Empreendedor foram promovidas com o suporte técnico do Sebrae. A evolução na experiência do usuário foi efetuada a partir dos dados mais acessados no próprio portal, a fim de deixar tudo ainda mais simplificado.
“Ao entrar na página, o empresário já pode ir direto para informações sobre as atividades permitidas para ser MEI ou se preferir, ir direito para o link de cadastro para a formalização. Além disso, já encontra os cursos gratuitos do Sebrae que ajudam na capacitação e formalização dos negócios”, explicou o presidente do Sebrae, Carlos Melles.
Desde o começo do mês de setembro, o MEI está liberado para a realização de sua função, desde que de acordo com o termo de ciência e responsabilidade disponível na hora da inscrição da empresa no Portal do Empreendedor, que atua de modo gratuito, sem cobrança de taxas.
Mudanças no Portal do Empreendedor
Para entrar no Portal do Empreendedor totalmente transformado visualmente, o empreendedor pode seguir acessando de maneira habitual no endereço tradicional, que continuará no ar até o último dia deste ano.
Depois disso, o acesso ao Portal do Empreendedor somente será possível pelos gov.br/empreendedor ou gov.br/mei. Dentro do Portal gov.br, os dados referentes aos empreendedores serão inseridos no espaço Empreendedor do contexto “Empresas & Negócios”.