PlayStation 5 será lançado oficialmente no dia 12 de novembro

A nona geração de consoles de videogame chegará no final do ano, encabeçada em parte pelo PlayStation 5. A Sony finalmente revelou todos os principais detalhes do sistema, como a aparência do console, suas especificações internas e o preço e a data de lançamento.

Preço e data de lançamento do PlayStation 5

O PlayStation 5 será lançado em 12 de novembro em várias regiões, incluindo a América do Norte. O sistema estará disponível por 499 de dólares, o mesmo preço do Xbox Series X.

O PlayStation 5 Digital Edition, será vendido por US$ 399, US$ 100 a mais do que o Xbox Series S.

Controle e design do PlayStation 5

O PlayStation 5 é alto, estreito e branco com o meio preto. A forma curva e fina lembra mais um roteador do que um console de videogame, e é um contraste significativo com a forma cúbica e rígida do Xbox Series X.

Apesar de seu formato estranho, ele aparentemente pode ser usado horizontalmente e não precisa ficar na vertical para funcionar.

playstation 5
Foto: Divulgação

Antes de a Sony revelar o design do PS5, ela revelou o controle DualSense que vai com ele. Ele mantém o mesmo layout geral dos gamepads DualShock que a Sony usa desde o PlayStation original, mas é redondo, branco e tem uma aparência mais amigável do que os controles anteriores.

Especificações do PlayStation 5

A Sony entrou em detalhes sobre as especificações internas do PlayStation 5, e eles são impressionantes. O PS5 apresenta uma CPU AMD Zen 2 de oito núcleos emparelhada com uma GPU Radeon customizada, dando-lhe ray-tracing e recursos de renderização 4K.

A CPU também possui uma unidade de áudio 3D que suportará áudio direcional semelhante ao Dolby Atmos (ou o próprio Áudio 360 Reality da Sony), permitindo que os jogos gerem som na frente, atrás, nas laterais e até mesmo acima do jogador (assumindo os alto-falantes corretos / fones de ouvido estão sendo usados). Tudo isso funcionará com 16 GB de memória GDDR6.

playstation 5
Foto: Divulgação

Em vez de um disco rígido, o PS5 contará com um SSD de 825GB. Isso significa que os jogos carregam muito mais rápido do que nos consoles anteriores e oferecem suporte a alguns novos recursos, como suspender vários jogos de uma vez e o que o designer líder da Sony, Mark Cerny, descreve como “inicialização instantânea do jogo”.

O PS5 terá uma unidade óptica, embora um PS5 Digital Edition sem disco também esteja disponível. O PS5 equipado com drive ótico terá especificamente um drive Ultra HD Blu-ray que será capaz de reproduzir filmes UHD Blu-ray em 4K, um recurso que falta no PlayStation 4 e até no PS4 Pro (mas o Xbox One S e o Xbox One Ambos têm X).

O PS5 Digital Edition parece ter as mesmas especificações do PS5 padrão, além da falta de um drive ótico. Isso é notável, já que seu equivalente da Microsoft, o Xbox Series S digital tem significativamente menos energia do que o Xbox Series X.

O que você achou deste artigo?