Pesquisa indica que vendas tendem a crescer no Dia dos Pais

Um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo (Ibevar) sobre a vontade da aquisição de presente para o Dia dos Pais indicou que os 15 dias que antecedem a data comemorativa há tendência de elevação na comparação com a mesma época do ano passado.

Entre as categorias tradicionais de produtos presenteados, o levantamento observou o crescimento na intenção de compra de 49% para televisão, 48,1% para notebooks, 25,4% para smartphones, 48,9% para adega e 48,9% para ferramentas.

“O que explica esse aumento da intenção de compra em 2020 é o crescimento muito grande das vendas online e o fato de as pessoas que estão isoladas em suas casas precisam demonstrar de alguma forma sua presença e o seu vínculo afetivo com a família, que de alguma forma acaba sendo prejudicado pelo isolamento prolongado”, afirmou o presidente do Ibevar, Claudio Felisoni.

Mesmo com o crescimento das vendas pela internet, Felisoni comentou que esse modelo de comercialização não será capaz de comparar a redução das vendas físicas no comércio de varejo.

“Temos assistido uma queda significativa do varejo motivada pelas questões relacionadas à pandemia de covid-19, pelo desemprego e pela insegurança das pessoas que estão empregadas”, disse o presidente do Ibevar.

Pesquisa indica que vendas tendem a crescer no Dia dos Pais
Foto: Visual Hunt

Sendo assim, Felisoni salientou que as promoções do Dia dos Pais devem acontecer como é habitual para os momentos comemorativos em todos os anos. “Os produtos não têm muita diferença de uma loja para a outra, o que diferencia é o preço e as condições de pagamento. Portanto, é natural que as promoções sejam acirradas por conta da intensificação da competição”.

Dia dos Pais em 2020

O Dia dos Pais em 2020 será comemorado em 9 de agosto. A expectativa é que boa parte dos brasileiros opte por fazer compras de mercadorias pela internet devido a manutenção das diretrizes de distanciamento social em diversas partes do Brasil. Sendo assim, o comércio online deve registrar crescimento nas operações no mês de agosto.

O que você achou deste artigo?