HomeArtigosPequenas empresas abriram quase o dobro de vagas a mais que médias...

Pequenas empresas abriram quase o dobro de vagas a mais que médias e grandes companhias

Entre os meses de julho e outubro de 2020, as micro e pequenas empresas abriram cerca de 714 mil oportunidades de trabalho em todo o território nacional. Essa quantidade é quase duas vezes superior que o total de vagas geradas pelas companhias de médio e grande porte que, nesse mesmo espaço de tempo, criaram 364 mil serviços.

As informações pertencem ao estudo produzido pelo Sebrae, com informações do Novo Caged do Ministério da Economia, que monitora a abertura e o fechamento de oportunidade no Brasil.

“Esses números comprovam a tese que há muito defendida pelo Sebrae. As pequenas empresas contratam mais na expansão. Por isso é tão importante que desenvolvamos políticas de fomento e crédito para esse segmento vital à economia do nosso país. Elas precisam disso para continuar desempenhando seu importante papel”, ressaltou o presidente do Sebrae, Carlos Melles

A pesquisa feita pelo Sebrae apontou, ainda que, entre março a junho, de maneira atípica, os pequenos empreendimentos foram aqueles que mais perderam colaboradores na crise financeira gerada pela pandemia do novo coronavírus, com um pico de aproximadamente de um milhão de vagas de trabalho ceifados, contra 606 mil nas médias e grandes.

Retomada da das micro e pequenas empresas

Em contrapartida, a retomada do segmento foi mais acelerada. No acumulado deste ano, até o mês de outubro, micro e pequenas empresas contabilizaram um saldo negativo de criação de vagas de trabalho de 26 mil, cerca de dez vezes menor do que o saldo negativo do que foi apresentado pelos negócios médios e grandes, na casa de 215 mil.

Pequenas empresas abriram quase o dobro de vagas a mais que médias e grandes companhias
Foto: Agencia Brasil

O presidente do Sebrae afirmou que, entre julho e outubro, os pequenos negócios voltaram a puxar a geração de empregos no país. “Com o retorno gradual da atividade econômica, as micro e pequenas empresas voltaram a ser a locomotiva da nossa economia, implementando um ritmo de contratação bem mais forte do que as de maior porte”, pontuou Carlos Melles.

Mapa de empregos por setores e regiões

Essa pesquisa ainda mostrou informações por áreas e regiões. Uma curiosidade é que dois estados do Norte chamaram a atenção na abertura de novas vagas. Roraima esteve na liderança do ranking em outubro e no acumulado de 2020 com 81,12, levando em conta o saldo por 1.000 empregados”.

O Pará ficou com a segunda posição, abrindo 63,21 vagas a cada mil empregados. Já São Paulo surgiu apenas na 24ª posição da lista, com um saldo negativo de 13,45. A Unidade da Federação com pior desempenho foi o Rio de Janeiro, com 41,96 negativos.

Ao avaliar os segmentos da economia, no acumulado de janeiro a outubro de 2020, as micro e pequenas empresas da Construção Civil foram as que mais contrataram, obtendo um saldo de 137,1 mil novas vagas; seguidas pela Agropecuária, com 29,7 mil postos.

Cristina Possamai
Cristina Possamai
Formada em jornalismo, com uma década de experiência em veículos de comunicação impresso, rádio, TV e com criação de conteúdo para internet sobre empreendedorismo e negócios.
Ad_block_01
ad

Últimos artigos

Veja mais