Esta página foi criada com o objetivo de orientar os redatores parceiros em relação a formatação / diagramação dos artigos e às melhores práticas de SEO adotadas pelo EmpreenderOnline.com, no tocante à otimização on-page.
Ela é atualizada sempre que há a necessidade de adequação de nosso conteúdo às mudanças e atualizações dos mecanismos de busca, das redes de anúncios e do nosso template.
Portanto, o ideal é que você a salve na aba de favoritos do seu navegador e volte aqui sempre que tiver alguma dúvida, mantendo-a “por perto” como uma ferramenta de trabalho.
CONTEÚDO – Idealize seu texto pensando no leitor
Se você foi convidado para escrever neste site, é porque acreditamos que você tem conteúdo de valor a entregar para nossos leitores. Essa é a coisa mais importante que você precisa saber.
No decorrer dessas instruções você verá várias dicas básicas de SEO, mas, independente de qual e quantos cursos você tenha feito, acredite, a melhor otimização para SEO é escrever pensando em pessoas e não em SEO.
A única coisa que um mecanismo de busca deseja é ser reconhecido como o que sempre entrega o melhor resultado de pesquisa aos seus usuários.
Portanto, se quisermos “agradar” os mecanismos de busca, basta não cairmos na tentação de escrevermos para agrada-los em detrimento de escrever para agradar quem está fazendo as buscas.
Por favor, escreva pensando no seu leitor e não num algoritmo.
TÍTULOS E SUBTÍTULOS – Lembre-se da hierarquia H1, H2 e H3…
Os títulos são os guias do leitor dentro de um determinado texto, por isso eles são tão importantes para os mecanismos de busca. O título (H1) informa ao leitor o tema central do texto, enquanto os subtítulos (H2), (H3) e demais, especificam de que se trata cada um dos blocos de texto que compõem todo o artigo.
Portanto, é importante que entre um parágrafo e outro seja inserido um subtítulo (marcado com a tag H2) referindo o que será abordado no próximo bloco de texto.
– Design do título H1 – procure não passar dos 50 caracteres
Escreva o título H1 sempre em caixa baixa (apenas a primeira letra maiúscula e o restante minúsculo) e deixe que a programação do site se encarregue de exibi-lo da forma desejada.
– SEO dos títulos – coloque a palavra-chave nos títulos H1 e H2
Se o artigo foi criado a partir de uma pesquisa e busca ranquear para uma determinada palavra-chave, coloque essa palavra-chave no título H1 e também no primeiro ou segundo subtítulo H2.
TEXTO – Escreva parágrafos curtos
Tendo em vista que boa parte da monetização de nosso conteúdo é baseada em exibição de anúncios e que, atualmente, quase 80% do tráfego da maioria dos sites se dá por meio de dispositivos móveis, onde a visualização dos anúncios é drasticamente comprometida, é preciso que sejamos estratégicos na diagramação dos artigos.
Novamente, não podemos penalizar o leitor. Mas, desta vez, talvez tenhamos que penalizar um pouco as regras gramaticais.
Basicamente, pra que nossa estratégia seja colocada em prática, precisamos que seus parágrafos sejam o mais curtos possível, mesmo que em determinada situação, uma quebra de parágrafo não pareça o mais correto a se fazer.
Sempre que possível, quebre o texto e crie um novo parágrafo. Além de tornar a leitura mais leve, permitirá que nossos anúncios sejam vistos nos dispositivos de tela pequena.
– Design do texto – máximo de 16 palavras no primeiro parágrafo
O primeiro parágrafo precisa ser extremamente curto, não passando de 16 palavras. Procure fazer os demais parágrafos com no máximo três (3) linhas na tela do computador – mais que isso fica gigantesco na tela do celular. E, se possível, não passe de quatro linhas nunca.
Faça ao menos três curtos parágrafos entre um título H2 e outro.
– SEO do texto – coloque a palavra-chave no primeiro parágrafo
Se o artigo foi criado a partir de uma pesquisa e busca ranquear para uma determinada palavra-chave, coloque essa palavra-chave no primeiro parágrafo.
IMAGENS – Lembre-se da imagem do texto e da imagem destacada
Por padrão, utilizamos apenas uma imagem no artigo e essa mesma imagem como imagem destacada. A imagem do artigo é a que você sempre vê no meio do texto, entre um parágrafo e outro. A imagem destacada é a que o WordPress utilizará como padrão sempre que for exibir o post na homepage ou em alguma listagem de posts.
Onde pegar
Onde posicionar
Quais a dimensão a ser postada
Qual o nome do arquivo
PUBLICAÇÃO – Faça um checklist dos detalhes
Durante a edição do seu artigo, mantenha-o como rascunho. Após finalizá-lo, clique em “publicar”.
Link permanente do artigo: Essa é uma das mais importantes observações de SEO a se fazer: certifique-se de que as palavras-chave precisam estar na URL do artigo.
Categorias: As categorias são nossos tipos de conteúdo: tutoriais, dicas, notícias, listas, guias, etc. No total, temos 13 categorias.
Tags: As tags são os temas dos conteúdos. Você deve escolher no mínimo uma e no máximo três tags por cada artigo. É importante que você verifique se já existe uma tag relacionada ao assunto do seu texto. Caso não exista, você pode criar uma nova tag.
Linkagem interna:
FLUXO DE TRABALHO – Em breve
O nosso trabalho de produção de conteúdo baseia-se em três fluxos distintos:
1 – Sugestão de tema > Aprovação > ????
2 – ???
PRODUTIVIDADE – Em breve
OBRIGATORIEDADES – Importante!
Somos totalmente contra a violação dos direitos de autoria de terceiros, portanto, abominamos o plágio de conteúdos. Além disso
Plágio
IA – https://platform.openai.com/ai-text-classifier
Importante!
Caso você verifique algum erro, conteúdo desatualizado, ou a ausência de alguma instrução relevante nas orientações acima, por favor, envie um email para redacao[at]empreenderonline.com ou deixe um comentário abaixo, para que a correção seja feita o quanto antes. Obrigado!