O que é e como trabalha um copywriter?

O que é copywriter?

A palavra copywriter tornou-se moda nos últimos anos, desde que a Internet transformou completamente o setor de marketing e publicidade. 

Do que se trata a atividade de copywriter?

O registro do primeiro responsável criativo por escrever anúncios que seriam completados com o apoio do diretor de arte, responsável pela parte visual, e do diretor de criação, encarregado de dirigir e supervisionar o trabalho de ambos data-se dos anos 60.

Hoje em dia, o que um copywriter faz transcende o simples fato de saber escrever um bom anúncio, artigo ou conteúdo. Os textos comerciais e os formatos publicitários foram completamente transformados, graças às novas formas de comunicação e transmissão de informações que a Internet nos oferece. 

Funções de um copywriter

O que um copywriter faz no seu dia a dia? Quais são seus papéis e responsabilidades? Essa figura profissional está ganhando importância graças ao boom e aos bons resultados do chamado marketing de conteúdo

Hoje, muitas empresas têm visto na arte da geração de conteúdo on-line a melhor maneira de obter clientes, vender e expandir seus negócios. Embora existam muitos gerentes comunitários e gerentes de mídia social que são frequentemente responsáveis ​​pelas funções do copywriter, a verdade é que mais e mais agências estão procurando pessoas especializadas neste campo. 

E com isso muitos profissionais freelancers surgiram como consultores especializados nesta arte que é cada vez mais exigida por grandes e pequenos anunciantes.

Qual o trabalho do copywriter

Neste sentido, o profissional especializado na área de copywriting tem como principais atividades desenvolver no seu dia a dia o seguinte:

Escrever, estruturar e corrigir os textos.

Escrever anúncios para o Facebook, Twitter, LinkedIn, Adwords e para todos os tipos de formatos (incluindo revistas, televisão, etc.).

Escrever web textos: home page, descrição de produtos / serviços, contatos, páginas de vendas, ofertas, páginas para atrair assinantes, etc.

  • Elaboração de campanhas de e-mail marketing e automação.
  • Estudos de palavras-chave.
  • Definição de estratégia de comunicação, tom e estilo.
  • Criação de plano de conteúdo.
  • Elaboração de todos os tipos de conteúdo voltados à venda.
  • Publicar a escrita
  • Edição e revisão de textos ao nível da ortografia, gramática, estilo e SEO.

É importante considerar que existem opiniões diferentes sobre a diferença entre um redator e um blogueiro. Todo redator deve ser um bom blogger comercial, capaz de estruturar uma estratégia de conteúdo completa para o blog corporativo de uma marca e escrever o post necessário para conseguir um bom posicionamento, branding ou qualquer que seja o objetivo da mesma. 

Qual treinamento é necessário para ser um bom copywriter?

Além de estar ciente das últimas técnicas de redação para vender na Internet, você precisa de uma base de conhecimento que lhe permita ter uma visão estratégica, bem como, adaptar-se às mudanças em termos de formatos, meios, formas de expressão, tendências, etc.

Carreiras universitárias no campo das humanidades e das letras podem ser um bom ponto de partida: comunicação, publicidade, jornalismo, documentação, biblioteconomia, tradução e interpretação ou até mesmo um curso de filosofia.

Além disso, o que não faltam são cursos online sobre o tema, com vários exercícios práticos sugeridos e indicação de ferramentas que podem lhe fazer rapidamente se tornar um copywriter de sucesso.

O que você está esperando para ser um copywriter e poder trabalhar de onde quer que seja? Aguardo sua resposta nos comentários!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here