De acordo com a Apple, a resposta é não. Na sexta-feira, a empresa disse a um tribunal dos EUA que toda a controvérsia sobre o Fortnite ser removido da iOS App Store é inteiramente culpa da Epic Games.
O representante da empresa argumentou que a Epic Games está pedindo a um juiz que force temporariamente a Apple a restabelecer o Fortnite na App Store até que a disputa receba uma decisão.
Mas, de acordo com a Apple, a Epic Games pode facilmente neutralizar todo o assunto, se simplesmente escolher seguir as regras da loja. Em vez disso, o estúdio está deliberadamente tentando “trapacear” o sistema. “A Epic agora busca ajuda emergencial. Mas a ‘emergência’ é inteiramente produzida pela própria Epic”, afirmou a Apple no processo.
Na semana passada, a Apple decidiu retirar o Fortnite depois que a Epic adicionou um método de pagamento direto ao jogo, além da rota normal de pagamento auxiliado pela Apple.
A empresa de jogos fez isso para protestar contra a regra de longa data da Apple que exige que todos os desenvolvedores de aplicativos iOS paguem 30% das compras no aplicativo para o fabricante do iPhone.
Embora a Epic Games agora esteja exigindo que o tribunal restabeleça o jogo, a Apple está alertando que isso pode afetar todo o ecossistema iOS.
Isso porque 1,7 milhão de outros desenvolvedores iOS poderiam recorrer à mesma tática e quebrar as regras do aplicativo iOS, mas então pedir a um tribunal para restabelecer o aplicativo.
“Se a conduta da Epic for bem-sucedida, isso demonstrará a todos os desenvolvedores que eles podem simplesmente ignorar seus acordos legais com a Apple”, disse a empresa no processo.
Apple diz que não tem monopólio da distribuição de aplicativos
O processo representa a primeira vez que a Apple respondeu em tribunal ao processo da Epic Games, que afirma que a companhia tem o monopólio sobre a distribuição de aplicativos iOS. A Apple discorda e diz que não tem monopólio sobre a distribuição de software. Já que iOS é uma plataforma entre várias, que incluem plataformas de jogos da Microsoft, Nintendo, Sony e Google.
“A Epic Games convenientemente ignora que Fortnite pode ser jogado em várias plataformas com ou sem suporte da Apple, mesmo quando a Epic alega esse fato em sua publicidade e comunicação aos usuários”, disse a Apple no documento.
A Apple também forneceu os e-mails que o CEO da Epic Games, Tim Sweeney, enviou à empresa sobre a mudança das regras para a iOS App Store. De acordo com a Apple, eles mostram que a Epic Games supostamente buscou um acordo especial a partir de 30 de junho.
Especificamente, Sweeney solicitou que a Apple permitisse outras opções de pagamento concorrentes e uma forma da Epic Games oferecer sua própria loja de aplicativos no ecossistema iOS.
Quando o empreendimento recusou o pedido, citando segurança, Sweeney respondeu em um e-mail de 17 de julho que dizia “A Epic está em um estado de desacordo substancial com a política e as práticas da Apple e vamos continuar a perseguir isso, como fizemos no passado para resolver outras injustiças em nossa indústria”.