HomeMapillary, o banco de dados de imagens, foi adquirido pelo Facebook

Mapillary, o banco de dados de imagens, foi adquirido pelo Facebook

Mapillary, a startup sueca que quer enfrentar o Google e outras pessoas no mapeamento do mundo por meio de um banco de dados de imagens de rua, foi adquirida pelo Facebook, segundo o blog da empresa. Os termos do acordo não estão sendo divulgados. A equipe e o projeto Mapillary farão parte dos esforços dos Facebook mais amplos de mapeamento aberto.

O co-fundador e CEO da Mapillary, Jan Erik Solem (que também fundou a Polar Rose, uma solução de reconhecimento facial para dispositivos móveis e web que a Apple comprou em 2010 ) escreveu:

“Desde o primeiro dia do Mapillary, temos o compromisso de construir uma plataforma global de imagens no nível da rua que permita a todos obter as imagens e os dados necessários para criar melhores mapas. Com dezenas de milhares de colaboradores em nossa plataforma e com os mapas sendo aprimorados com dados Mapillary todos os dias, agora estamos dando o próximo grande passo nessa jornada”.

Como observa Solem, o Facebook é conhecido por “criar ferramentas e tecnologia para melhorar mapas através de uma combinação de aprendizado de máquina, imagens de satélite e parcerias com comunidades de mapeamento”. O mapeamento possui casos de uso imediatos para o gigante das redes sociais, como o Facebook Marketplaces e suas ofertas de negócios locais, enquanto outro aplicativo é a realidade aumentada.

Mapillary

O Mapillary também é o mais recente projeto “aberto” para ingressar e agora ser financiado pelo Facebook. Em dezembro passado, adquiriu silenciosamente a Atlas ML, sediada no Reino Unido, guardiã da “Papers With Code”, o recurso gratuito e aberto para papéis e códigos de aprendizado de máquina.

Novos rumos da Mapillary

Voltando ao Mapillary, a startup deseja enfatizar que continuará sendo uma “plataforma global de imagens, dados de mapas e melhoria de todos os mapas”. “Você ainda poderá fazer upload de imagens e usar os dados do mapa de todas as imagens na plataforma”, diz Solem. Também está alterando a licença para permitir o uso comercial:

Historicamente, todas as imagens disponíveis em nossa plataforma são abertas e gratuitas para qualquer pessoa usar para fins não comerciais. No futuro, isso continuará a ser verdade, exceto que a partir de hoje, também será gratuito para usuários comerciais.

Continuando a tornar todas as imagens carregadas no Mapillary abertas, públicas e disponíveis para todos, esperamos permitir novos casos de uso e aumentar a abrangência da cobertura e uso para beneficiar o mapeamento para todos.

Embora anteriormente precisássemos nos concentrar na comercialização para construir e executar a plataforma, a adesão ao Facebook aproxima o Mapillary da visão que tivemos desde o primeiro dia de oferecer um serviço gratuito a qualquer pessoa.

Cristina Possamai
Cristina Possamai
Formada em jornalismo, com uma década de experiência em veículos de comunicação impresso, rádio, TV e com criação de conteúdo para internet sobre empreendedorismo e negócios.
Ad_block_01
ad

Últimos artigos

Veja mais