O Instagram agora permite que os usuários adicionem pronomes preferidos aos seus perfis. Lançado pela primeira vez na Austrália, Canadá, Reino Unido e Estados Unidos, o recurso torna mais fácil dizer ao mundo (ou apenas aos seus seguidores) a melhor forma de se referir a você.
Visite Editar Perfil e procure a caixa de Pronomes vazia. Escolha até quatro palavras como ela, ela, ele, ele, eles, eles, que aparecerão em texto desbotado ao lado do seu nome. Anteriormente, os únicos lugares disponíveis para listar os pronomes preferidos eram como parte do nome do perfil ou na seção de biografia.
“O Instagram sempre foi um lugar onde os usuários podem se expressar e ser eles mesmos – e com este recurso mais recente, o Instagram está animado para normalizar o uso de pronomes enquanto promove uma comunidade mais atenciosa”, disse um porta-voz da empresa em um comunicado por e-mail. “Consultamos especialistas para tornar a lista o mais abrangente possível.”
A seleção atual de pronomes do Instagram (veja a lista abaixo) cobre a maioria das opções mais familiares. Alguns usuários, no entanto, estão pedindo neopronomes mais expansivos – pronomes de terceira pessoa do singular não oficialmente reconhecidos no idioma em que são usados - como a, ae, hu, it / its, ou e yo. As escolhas atuais incluem:
- co / cos
- e / ey / em / eir
- fae / faer
- ele / ele / seu
- ela / ela / dela
- mer / mers
- ne / nir / nirs
- nee / ner / ners
- por / pessoa
- eles / eles / deles
- thon / thons
- ve / vis / ver
- vi / vir
- xe / xem / xyr
- ze / zie / zir / hir
Usuários podem dar sugestões de pronomes ao Instagram
“Continuaremos atualizando a lista de termos ao longo do tempo, para que mais pessoas ao redor do mundo possam compartilhar seus pronomes com mais facilidade”, tuitou a equipe de relações públicas do Instagram. Os usuários podem fazer sugestões por meio da Central de Ajuda online.
Quer você se atenha ao básico (ele / ela) ou misture e combine (ela / eles), nem todo mundo se sente confortável em compartilhar seus pronomes publicamente – especialmente com estranhos na Internet.
Portanto, a rede social incluía a capacidade de ocultar pronomes preferenciais de qualquer pessoa que não o siga (o que, de acordo com o Mashable, é a configuração padrão para menores de 18 anos).