Instagram está criando feed de histórias semelhante ao TikTok

O Instagram está testando mais um recurso ao estilo TikTok que permite aos usuários navegar pelas histórias verticalmente. Localizada pela primeira vez pelo desenvolvedor móvel e autodescrito “vazador” Alessandro Paluzzi , a função foi extraída do código do Instagram e ainda está em seus estágios iniciais.

“Este é um protótipo inicial e não está sendo testado no Instagram”, confirmou um porta-voz da empresa ao TechCrunch. Não há garantia de que a função chamada Histórias Verticais sairá do desenvolvimento e chegará ao uso público. O Instagram não respondeu imediatamente ao pedido de comentários da imprensa especializada em tecnologia.

Não está claro exatamente o que o recurso implicaria – se substituiria o feed estático de foto e vídeo com o qual estamos todos estão acostumados ou se existiria como um fluxo separado para postagens. No entanto, provavelmente seria muito parecido com Reels, a função de vídeo de formato curto do Instagram que visa diretamente o TikTok.

Apresentados em agosto, os clipes de 15 segundos podem ser enfeitados com músicas e efeitos AR e compartilhados com os seguidores. Para assistir, basta tocar no ícone de ripa na parte inferior da tela e rolar para cima e para baixo.

O recurso é tão popular, na verdade, que o Snapchat o copiou em novembro, lançando a área Spotlight para “iluminar os Snaps mais divertidos”. Para usuários maiores de 16 anos, o Snap está distribuindo “mais de US$ 1 milhão para criadores todos os dias”.

Instagram anuncia capacidade de gerenciar conteúdo excluído

O Instagram também anunciou esta semana a capacidade de gerenciar conteúdo excluído – se você acidentalmente descartou uma foto ou foi hackeado e deseja restaurar seu feed. Os usuários devem agora verificar se são os legítimos titulares da conta ao excluir ou restaurar permanentemente o conteúdo.

“Sabemos que isso é algo que as pessoas estão pedindo e agora, pela primeira vez, você pode revisar e restaurar o conteúdo excluído no aplicativo Instagram”, anunciou um blog da empresa.  “Também adicionamos proteções para ajudar a evitar que hackers comprometam sua conta e excluam postagens que você compartilhou.”

instagram

Com esta atualização, fotos, vídeos, bobinas, gravações IGTV e histórias que você deleta são imediatamente removidos de sua conta. Mas, em vez de serem apagados para sempre, eles são armazenados na pasta Excluídos recentemente. Pense nisso como uma lixeira – com um cadeado.

Durante esses 30 dias, os usuários podem acessar o conteúdo visitando as Configurações. “Sabemos que os hackers às vezes excluem conteúdo quando obtêm acesso a uma conta e, até agora, as pessoas não tinham como recuperar facilmente suas fotos e vídeos”, disse o Instagram.

Essa função tão esperada, implementada agora para todos os usuários, exige que as pessoas verifiquem se são os titulares de contas legítimas ao excluir ou restaurar conteúdo permanentemente.

O que você achou deste artigo?