O Instagram está testando mais um recurso ao estilo TikTok que permite aos usuários navegar pelas histórias verticalmente. Localizada pela primeira vez pelo desenvolvedor móvel e autodescrito “vazador” Alessandro Paluzzi , a função foi extraÃda do código do Instagram e ainda está em seus estágios iniciais.
“Este é um protótipo inicial e não está sendo testado no Instagram”, confirmou um porta-voz da empresa ao TechCrunch. Não há garantia de que a função chamada Histórias Verticais sairá do desenvolvimento e chegará ao uso público. O Instagram não respondeu imediatamente ao pedido de comentários da imprensa especializada em tecnologia.
Não está claro exatamente o que o recurso implicaria – se substituiria o feed estático de foto e vÃdeo com o qual estamos todos estão acostumados ou se existiria como um fluxo separado para postagens. No entanto, provavelmente seria muito parecido com Reels, a função de vÃdeo de formato curto do Instagram que visa diretamente o TikTok.
Apresentados em agosto, os clipes de 15 segundos podem ser enfeitados com músicas e efeitos AR e compartilhados com os seguidores. Para assistir, basta tocar no Ãcone de ripa na parte inferior da tela e rolar para cima e para baixo.
O recurso é tão popular, na verdade, que o Snapchat o copiou em novembro, lançando a área Spotlight para “iluminar os Snaps mais divertidos”. Para usuários maiores de 16 anos, o Snap está distribuindo “mais de US$ 1 milhão para criadores todos os dias”.
Instagram anuncia capacidade de gerenciar conteúdo excluÃdo
O Instagram também anunciou esta semana a capacidade de gerenciar conteúdo excluÃdo – se você acidentalmente descartou uma foto ou foi hackeado e deseja restaurar seu feed. Os usuários devem agora verificar se são os legÃtimos titulares da conta ao excluir ou restaurar permanentemente o conteúdo.
“Sabemos que isso é algo que as pessoas estão pedindo e agora, pela primeira vez, você pode revisar e restaurar o conteúdo excluÃdo no aplicativo Instagram”, anunciou um blog da empresa.  “Também adicionamos proteções para ajudar a evitar que hackers comprometam sua conta e excluam postagens que você compartilhou.”
Com esta atualização, fotos, vÃdeos, bobinas, gravações IGTV e histórias que você deleta são imediatamente removidos de sua conta. Mas, em vez de serem apagados para sempre, eles são armazenados na pasta ExcluÃdos recentemente. Pense nisso como uma lixeira – com um cadeado.
Durante esses 30 dias, os usuários podem acessar o conteúdo visitando as Configurações. “Sabemos que os hackers à s vezes excluem conteúdo quando obtêm acesso a uma conta e, até agora, as pessoas não tinham como recuperar facilmente suas fotos e vÃdeos”, disse o Instagram.
Essa função tão esperada, implementada agora para todos os usuários, exige que as pessoas verifiquem se são os titulares de contas legÃtimas ao excluir ou restaurar conteúdo permanentemente.