Inovacity Digital debaterá adaptações no mercado de trabalho durante a pandemia

A pandemia do novo coronavírus está mudando a forma de trabalhar no Brasil, acelerando processos que se desenhavam há décadas. Tais como a adequação da internet nas empresas e a formalização do teletrabalho.

A avaliação é de especialistas em tecnologia e arquitetura, que vão debater o assunto no congresso Inovacity Digital, que será realizado nos dias 22 e 23 próximos. O evento será transmitido gratuitamente pelo Youtube com inscrição liberada a todos os interessados.

“Nós não seremos mais os mesmos, definitivamente. Teremos vários ‘novos normais’. A nossa casa não vai ser mais como era. Nós vamos ter que redesenhar os espaços. Vamos trabalhar a partir de casa. Nós mudamos os nossos hábitos. O digital chegou de vez para ficar. Vamos ter que mudar o modelo de negócios, a forma de produção, que vai ser híbrida: físico e digital, presencial e a distância. A convivência desse modelo híbrido de gestão do negócio é o maior desafio que temos”, disse o engenheiro Claudio Marinho, especializado em planejamento urbano e economia do setor público.

O conceito de teletrabalho está se revelando bem sucesso nos últimos meses, oportunizando que companhias passem a diminuir e até fechar escritórios físicos. Os motivos variam, desde a diminuição de custos e até a melhoria de qualidade de vida dos funcionários com mais tempo para família e menos desgaste no transito.

Transformações do teletrabalho

A tendência de modificações no mercado de trabalho também é destacada pelo advogado Vinícius Casales, organizador do Inovacity, especializado em gestão empresarial com foco em tecnologia.

“Muitas empresas devolveram salas, andares inteiros, para colocar seus funcionários trabalhando dentro de casa. O que vai ser esse ‘novo comum’? Vai levar um tempo, talvez um ano, para todo mundo voltar a trabalhar nos escritórios. Talvez em um modelo mais flexibilizado, fazendo trabalho a distância uma ou duas vezes por semana. Os estudantes também vão experimentar um modelo misto, de conteúdo online de casa e conteúdo presencial em sala de aula”, analisou Vinícius.

Inovacity Digital debaterá adaptações no mercado de trabalho durante a pandemia
Foto: Agencia Brasil

De acordo com Casales, a sociedade está sofrendo um momento de adaptação em diversos aspectos, o que também deve resultar na necessidade de ajustes pessoais.

“O momento que estamos vivendo é de desafio, de reconstrução de tudo. De mudança de cultura. Para entender que o trabalhador, o empregado, para que ele seja produtivo, não precisa estar sob o olhar do chefe. Ele consegue ser produtivo trabalhando de casa e ter qualidade de vida. Estamos em um momento de revisão e análise, transformação e ressignificação de sociedade”, analisou.

Programação do Inovacity Digital

No dia de abertura, o Inovacity Digital vai contar com cinco distintas linhas de pensamento, dando espaço para exposições de startups, que mostrarão soluções de empreendimentos conectados as metrópoles.

O segundo dia vai ter a presença de especialistas e lideranças dos setores público e privado em seis painéis de debate: Urbanismo, Transformação Digital, Inclusão, Mobilidade e Gestão e Governança.

O que você achou deste artigo?