Iniciativa do Google promete videochamadas mais realistas

O Google está tentando tornar as videochamadas hiper-realistas por meio da tecnologia holográfica. No Google I / O, a empresa demonstrou o Projeto Starline, que cria um modelo 3D do seu corpo em tempo real. As imagens 3D são então projetadas em um painel personalizado capaz de exibir os raios de luz como se eles existissem em um espaço tridimensional. O resultado pode eliminar a sensação granulada 2D de uma videochamada e, em vez disso, criar a ilusão de uma conversa cara a cara.

“É o mais próximo que podemos chegar da sensação de sentar em frente a alguém”, disse o CEO do Google, Sundar Pichai, durante a demonstração. O modelo 3D também permite que você visualize a outra pessoa na videochamada de vários ângulos para uma sensação realista. “Conforme você move a cabeça e o corpo, nosso sistema ajusta as imagens para corresponder à sua perspectiva”, acrescentou.

Novo projeto do Google para chamadas em vídeo

De acordo com Pichai, a Starline usa câmeras de alta resolução e sensores de profundidade personalizados para capturar a forma da pessoa para a videochamada. As imagens HD da câmera são então fundidas com a forma para criar o modelo 3D. As imagens 3D resultantes são enormes em tamanho de arquivo. Mas o Google encontrou uma maneira de compactar os dados em mais de 100 vezes, permitindo à empresa transmitir o vídeo de maneira eficiente pela internet.

Iniciativa do Google promete videochamadas mais realistas

A empresa instalou o Starline em alguns escritórios do Google e já gastou milhares de horas testando a tecnologia. “Também conduzimos demonstrações com parceiros corporativos selecionados em áreas como saúde e mídia para obter feedback antecipado sobre a tecnologia e seus aplicativos”, acrescentou a empresa. “Estamos planejando implantações de teste com parceiros empresariais ainda este ano.”

Quanto custou ao Google construir um único terminal Starline não foi dito. Mas espere mais detalhes sobre o projeto nos próximos meses. “Acreditamos que é aqui que a tecnologia de comunicação pessoal pode e deve chegar e, com o tempo, nosso objetivo é tornar essa tecnologia mais acessível e acessível, incluindo alguns desses avanços técnicos em nosso pacote de produtos de comunicação”, Google disse.

Autor:

O que você achou deste artigo?