Google testa forma com que os links são mostrados no Chrome

Os internautas contam com URLs para se informar em quais sites estão navegando, mas pode ser difícil detectar quando um endereço foi manipulado. O Google procura se atentar isso.

Afinal, talvez o “i” tenha sido trocado por “1” ou o “o” por “0” e haja muitos métodos mais sofisticados que os golpistas utilizam para tentar nos enganar e nos fazer confiar em sites maliciosos.

Em resposta, o Google está realizando um experimento e alterando a maneira como os URLs são exibidos para os usuários no navegador Chrome.

Em uma postagem no Chromium Blog, Emily Stark, Eric Mill e Shweta Panditrao da equipe de segurança do Chrome explicam como um grupo escolhido aleatoriamente de usuários do Chrome 86 começará a ver URLs apresentados de uma maneira diferente.

No lugar de conferir o endereço completo, o Chrome irá encurtá-lo para mostrar apenas o nome do domínio por padrão. Caso o internauta queira retomar ao estilo antigo, basta passar o mouse sobre a barra de endereço expande o texto para mostrar o URL completo.

google
Foto: Visual Hunt

A equipe de segurança do Chrome explica que, “o nosso objetivo é entender – por meio do uso no mundo real – se a exibição de URLs dessa forma ajuda os usuários a perceber que estão visitando um site malicioso e os protege de ataques de phishing e engenharia social”.

Como fazer parte dos teste do Google?

Se o feedback mostrar uma melhoria perceptível nos usuários que detectam URLs maliciosos, é possível esperar que o Google introduza a exibição de URL mais simples como um recurso padrão do navegador. No entanto, se você não gostar da ideia, será uma opção que você pode desligar nas configurações do Chrome.

Caso você faça parte do grupo experimental que está tentando testando esses recursos, o Google realmente apreciaria seus comentários sobre o recurso. Se você quiser experimentá-lo, instale o Chrome Canary ou o canal De, abra chrome: // flags no Chrome 86 e habilite essas duas ou três sinalizações antes de reiniciar o Chrome:

  • # omnibox-ui-describe-stable-state-url-path-query-and-ref-on-hover
  • # omnibox-ui-algumas vezes-elide-para-registrable-domain
  • Opcionalmente, # omnibox-ui-hide-stable-state-url-path-query-and-ref-on-interação para mostrar o URL completo no carregamento da página até que você interaja com a página.

O que você achou deste artigo?