Google Maps apresenta dados de maneira mais detalhada

O Google Maps evoluiu de uma ferramenta de navegação para um companheiro diário, oferecendo informações sobre transporte multimodal, negócios locais e, mais recentemente, os efeitos da COVID-19. Agora, depois de 15 anos, está recebendo uma nova atualização.

“Estamos lançando novas melhorias visuais que trazem ainda mais detalhes e granularidade ao mapa, tornando mais fácil entender a aparência de uma área, esteja você explorando virtualmente ou planejando uma visita”, escreveu o gerente de produto Sujoy Banerjee em um blog.

Assim, o Google Maps já oferece imagens de satélite de alta definição para mais de 98% da população mundial. Mas um novo algoritmo de mapeamento de cores leva as coisas a um nível totalmente novo, criando uma projeção mais abrangente e vibrante da Terra.

“Explorar um lugar oferece uma visão de suas características naturais – então você pode facilmente distinguir praias áridas e desertas de lagos, rios, oceanos e ravinas azuis”, disse Banerjee.

Google Maps apresenta dados de maneira mais detalhada
Foto: Divulgação

“Você pode saber rapidamente o quão exuberante e verde é um lugar com vegetação, e até mesmo ver se há coberturas de neve nos picos das montanhas.”

Mudanças no Google Maps

A técnica de mapeamento de cores depende da visão computacional para identificar características naturais como regiões secas, geladas, florestadas ou montanhosas em imagens de satélite.

Os analistas então atribuem a cada recurso uma gama de cores: verde escuro para uma floresta densa ou verde claro para uma área de arbustos irregulares, por exemplo.

Identificar rapidamente um terreno baldio, no entanto, não ajuda muito para os passageiros regulares, que estão mais provavelmente interessados ​​em detalhes como a forma e largura de uma estrada ou onde as calçadas, faixas de pedestres e faixas de pedestres estão localizadas.

“Informações cruciais se você tiver necessidades de acessibilidade, como cadeiras de rodas ou carrinhos de bebê”, ressaltou Banerjee.

“Esses detalhes são particularmente úteis, pois mais pessoas estão optando por caminhar ou usar outras formas de transporte solo devido à pandemia.”

Mapas de ruas detalhados chegarão em breve a Londres, Nova York e São Francisco, com planos de expandir a função para mais cidades “com o tempo”. A atualização do mapeamento de cores, entretanto, está agora disponível em todos os 220 países e territórios que suportam o Google Maps.

O que você achou deste artigo?