Google insere medidas biométricas de segurança para o Chrome

O Google aumentou as diretrizes de segurança e conveniência da ferramenta de Preenchimento automático do Google ao colocar as suas senhas. Patrick Nepper, gerente de produtos do Google Chrome, e Stan Li, gerente de produtos de pagamentos do Google, anunciaram dois novos recursos para o Chrome no blog Chromium.

Vale salientar que esse primeiro mecanismo tem a ver com a manutenção dos dados de cartão de pagamento mais confiáveis ao acessar o navegador. Já a segunda opção é voltada em deixar a inserção da senha em celulares de sistema operacional Android mais conveniente, sem impactar o protocolo de segurança.

Isso porque o Google guarda as informações de cartão de pagamento no seu perfil do Google e, posteriormente, mandar somente os dados de pagamento par ao Chrome quando indispensável para finalizar uma compra.

Antes disso, as informações solicitados pelo navegador eram confirmadas colocando o código de verificação de cartão (CVC) de três dígitos localizado na parte traseira do seu cartão. Mas, o Google está acrescentando a alternativa de confirmar a utilização de dados biométricos como uma impressão digital.

Dessa maneira, você não necessita se recordar do CVC ou perder um tempo para retirar o cartão da sua carteira. A segunda ferramenta recebeu o nome de “toque para preencher” e visa deixar a colocação de senhas mais simples nos celulares.

Google insere medidas biométricas de segurança para o Chrome

O gerenciador de senhas adiciona no Chrome já guarda as credenciais de login, só que em breve vai começar a apresentar os seus perfis salvos em uma caixa de diálogo para que você possa selecionar qual contar utilizar na plataforma atual. Essas mudanças podem gerar uma significativa economia de tempo em dispositivos móveis.

Lançamento das novas medidas de segurança do Google

O Google pontuou que o mecanismo de confirmação biométrica já estará disponível no Chrome para Windows e Mac e será adicionado ao Chrome para Android “nas próximas semanas”. Além disso, os especialistas da empresa afirmaram que os dados biométricos jamais saem do dispositivo individual

E, que o Chrome confia no WebAuth padrão do W3C para “registrá-lo com segurança para autenticação biométrica”. Com relação a funcionalidade de toque para preenchimento, os usuários de dispositivos do Android também devem ter acesso “nas próximas semanas”.

O que você achou deste artigo?