Google começa bloqueio de publicidade que causa lentidão aos navegadores

Os empreendedores e criadores de conteúdo que trabalham com marketing digital devem ficar atentos a essa nova medida do Google.

Isso porque o gigante da tecnologia começou a liberar uma nova função no navegador Chrome que tende a deixar a utilização mais rápida e diminuir o consumo de energia.

A partir de agora, o mecanismo vai impedir a veiculação de anúncios que são pesados a fim de melhorar a experiência do usuário.

O Google informou essa alteração no mês de maio e concedeu um prazo para que desenvolvedores web e demais profissionais do setor pudessem se ajustar a nova realidade.

No entanto, essa função passou a ser implantando com um bloqueador de publicidade muito pesada como padrão em todas as versões do Chrome.

Esse recurso ainda deve penalizar propaganda que demandam dados ou processamento excessivo no decorrer da execução do navegador.

Além de deixar a internet mais limpa, os novos processos do navegador tendem a reduzir o gasto de bateria e pacotes de dados de internet ao longo da utilização.

Publicidade bloqueada pelo Google

O navegador do Google vai impedir a veiculação de propaganda que exige mais de 4 MB de dados. Além disso, a publicidade com mais de 15 segundos de processamento a cada 30 segundo ou que usam a CPU por mais de um minuto também pararão de serem mostradas.

O novo sistema de restrição de publicidade definido para o Chrome foram desenvolvidos parceria com a Coalition for Better Ads.

De acordo com a corporação, todas as peças publicitadas englobadas como “ilegais” serão eliminadas antes de mesmo de alcançar a sua audiência.

Google começa bloqueio de publicidade que causa lentidão aos navegadores
Foto: Visual Hunt

A suspensão de anúncios pesados já está chegando aos internautas que utilizam Chrome e é acionado automaticamente.

No entanto, o usuário também tem a possibilidade de exigir a entrada em funcionamento do novo recurso adotando um método de flags do navegador.

Quer saber como fazer isso? É muito simples!

  • Inicialmente, você deve abrir uma aba no no Chrome e digite chrome://flags,
  • Na barra de pesquisa, busque por pesquise por heavy-ad,
  • Posteriormente, escolha a alternativa Enabled na categoria enable-heavy-ad-intervention,
  • Em seguida, é preciso selecionar o Disabled na categoria heavy-ad-privacy-mitigations,
  • Pronto, você acionou o novo recurso do Google para melhorar o rendimento da sua máquina durante a utilização do Chrome.

O que você achou deste artigo?