Função para receber e enviar dinheiro no WhatsApp chegará ao Brasil

O WhatsApp divulgou recentemente a chegada de um recurso de pagamento pelo app de mensagem. A novidade oportuniza que os usuários paguem por produtos e serviços e repassem dinheiro para amigos, parentes e clientes no app para celulares Android e iPhone (iOS).

Todavia, é indispensável contar com um cartão no Facebook Pay para usar o recurso, e os consumidores não arcam com taxas pelos serviços de envio e pagamento. Sendo assim, o Brasil é o primeiro país a ter essa ferramenta que visa otimizar as transações comerciais no território nacional.

A tendência é que o novo recurso seja liberado de maneira gradual para os brasileiros nas próximas semanas. Além disso, o produto vai ser integrado ao WhatsApp Business. Atualmente, dá para fazer pagamentos pelo WhatsApp Pay com cartões de crédito ou débito do Nubank, Banco do Brasil e Sicredi de bandeiras Visa e Mastercard.

Vale salientar que as transferências podem ser feitas somente com cartões de débito ou combo suportados. A previsão do WhatsApp é que o recurso receba mais parceiros em breve.

Funcionamento do WhatsApp Pay

O usuário deve configurar um cartão que é parceiro do Facebook Pay para efetuar pagamentos e transferências pelo aplicativo. Sendo assim, as pessoas contam com uma limitação de mil reais em cada transação e pode receber até 20 transações diárias com capacidade de 5 mil reais por mês.

Com relação ao WhatsApp Business, o empresário ou empreendedor deve liberar a alternativa para receber os envios de sua clientela. O software destinado para negócios não tem uma restrição de quantidade de transações para o comerciante receber pagamentos por vendas de produtos ou serviços.

whatsapp

Vale salientar que todos os consumidores podem utilizar o recurso sem qualquer custo a cada transação. No entanto, os empreendedores que efetuam pagamentos terão de arcar com uma taxa fixa de 4% em cima de cada pagamento dos clientes pelo app normal.

Segurança do pagamento pelo app

Com um imenso histórico de fraudes e golpes aplicados pelo WhatsApp nos últimos anos, muitos brasileiros já estão se questionando se a alternativa é realmente segura. O fato é que a forma inovadora de pagamento na usa criptografia de ponta a ponta, porque as agencias necessitam receber os dados sobre cada pagamento.

No entanto, o app salienta que tem um sistema avançado de armazenamento de dados e a criptografia que coleta os números dos cartões em uma rede separada e segura. Sendo assim, os usuários devem receber um código de confirmação do WhatsApp, o PIN do Facebook Pay e o código de verificação.

Todavia, a empresa indica que não se deve compartilhar esses dados com ninguém a fim de usar o novo recurso de modo seguro e confiável.

O que você achou deste artigo?