HomeArtigosFacebook pode impedir publicação de notícias da plataforma no Canadá

Facebook pode impedir publicação de notícias da plataforma no Canadá

A mídia social Facebook está cogitando banir a publicação de conteúdos de cunho jornalístico na rede para usuários do Canadá. A razão é a polêmica sobre uma série de regras no país que forçaria o grupo a repassar valores a companhias do setor de mídia e comunicação para estimular a criação de conteúdos regionais.

De acordo com o site Android Central, uma legislação local em relação a esse tipo de cobrança está passando por debate e não foi muito bem recebida pelo Facebook, algo muito semelhante ao que ocorreu recentemente na Austrália.

O ministro canadense Steven Guilbeault declarou que essa questão tem como base o caso australiano para exigir que os conglomerados arquem com pagamentos para oportunizar a postagem nas plataformas sociais.

O caso da Austrália

É importante lembrar que o Facebook realmente chegou a barrar a postagem de materiais jornalísticos na rede social no país da Oceania. A situação se manteve até a definição de um acordo entre todas as partes envolvidas.

No mês de fevereiro deste ano, a companhia voltou a exibir depois de concordar em auxiliar alguns editores selecionados por eles mesmo, além de escapar do procedimento de “arbitragem governamental” indicado pelos parlamentares.

Facebook pode impedir publicação de notícias da plataforma no Canadá

O Google é outra companhia do segmento que necessita encarar discussões parecidas no Canadá. No território nacional, averiguações realizadas pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) sobre o assunto também já iniciaram.

Usuários do Facebook

Apesar do surgimento de outras febres ao redor do mundo, o Facebook continua reinando soberano no segmento social é a plataforma mais popular. A nível mundial, há 2.8 bilhões de usuários ativos mensais (MAUs) no Facebook em 31 de dezembro de 2020, um aumento de 12% ano a ano.

E existem 1.84 bilhões de usuários ativos diários (DAUs) no Facebook em 31 de dezembro de 2020, um aumento de 10.8% ano a ano. No ano passado, a receita média por usuário (ARPU) da rede social era de US$ 10.14. As cinco principais páginas são: Facebook, Samsung, Cristiano Ronaldo, Real Madrid e Coca-cola.

Cristina Possamai
Cristina Possamai
Formada em jornalismo, com uma década de experiência em veículos de comunicação impresso, rádio, TV e com criação de conteúdo para internet sobre empreendedorismo e negócios.
Ad_block_01
ad

Últimos artigos

Veja mais