O Facebook News, espaço online que agrega as notícias recentes a partir da preferência do usuário, deve desembarcar no território nacional e em outros países nos próximos meses, de acordo com nota oficial divulgada pela corporação nesta terça-feira, 25. Até agora, a ferramenta só estava disponível nos Estados Unidos desde o fim do ano passado.
Atuando como um tipo de adversário do Google Notícias, o Facebook News aponta os principais fatos do dia em um feed na rede social, indicando ao usuário as manchetes.
A partir daí, é só clicar nas chamadas que são do interesse para ter acesso as notícias, podendo ainda guardar para ler depois e até recomendar aos amigos.
O usuário do Facebook ainda tem a capacidade de selecionar os temas de sua preferência em uma lista recheada de opções, com música, cinema, futebol, economia, saúde ou tecnologia, entre outros.
O recurso funciona de modo independente da exibição de notícias que já aparecem na linha do tempo e não deve impactar o funcionamento dela.
Vale salientar que o Facebook News não deve chegar somente ao Brasil, mas também ao no Reino Unido, França, Índia e Alemanha. No entanto, ainda não existe um prazo para o lançamento.
Segundo a empresa, a chegada acontecerá em um espaço de tempo variando de 180 a 365 dias.
Parcerias do Facebook News mudam de um país para o outro
O Facebook News conta com um foco a amostragem de matérias feitos de maneira prioritária por editores locais, atuando em parcerias.
Conforme a rede social, as companhias selecionadas serão pagas para assegurar a disponibilidade de suas reportagens dentro da plataforma. Em compensação, o usuário não precisará desembarcar nada para ler a notícia.
Nos Estados Unidos, a plataforma tem essa associação com The Wall Street Journal, The Washington Post, Vanity Fair, Elle, Forbes, ABC, CNN e Bloomberg.
Ainda não há detalhes sobre os empreendimentos que mostrarão as suas notícias na versão nacional da ferramenta.