Facebook libera opção para ocultar curtidas das publicações

Decepcionado porque ninguém está gostando de suas postagens no Facebook e Instagram? Bem, agora você pode poupar sua saúde mental. Facebook anunciou que começaria a lançar novas configurações que podem ocultar suas contagens de “curtidas”.

“Dessa forma, se quiser, você pode se concentrar nas fotos e vídeos que estão sendo compartilhados, em vez de quantas mensagens curtidas recebem”, disse a empresa. De acordo com o Facebook, você poderá ocultar as contagens de curtidas em cada postagem que entrar em seu feed no que parece ser a ‘opção nuclear’. 

Você também pode optar por ocultar a contagem de curtidas em suas próprias postagens individuais, “para que outras pessoas não possam ver quantas curtidas suas postagens recebem”, disse o Facebook.

Se a opção for demais, “Você pode ocultar contagens de curtidas nas postagens de outras pessoas visitando a nova seção Postagens em Configurações. Esse controle se aplica a todas as postagens em seu feed”, diz a empresa.

E, por fim, você também pode optar por ocultar uma contagem de curtidas antes de compartilhar uma postagem. “Você pode ativar ou desativar essa configuração, mesmo depois que ela entrar no ar”, disse a empresa. As novas configurações devem ser implementadas para todos os usuários nas próximas semanas.

Facebook libera opção para ocultar curtidas das publicações

O Facebook originalmente adicionou o botão curtir em 2009, e a função simples tornou-se um recurso fundamental na plataforma de mídia social. No entanto, o sistema também recebeu críticas por criar sentimentos de ansiedade e inutilidade para os usuários quando suas postagens recebem quase nenhuma curtida.

Facebook começou a testar a ocultação de curtidas

Então, em 2019, a empresa começou a testar contagens de ocultação tanto no Facebook quanto no Instagram devido a preocupações de que o sistema estava afetando a mente de alguns usuários. “Não queremos que o Instagam pareça uma competição”, disse o diretor do Instagram, Adam Mosseri, na época. “Queremos torná-lo um ambiente menos pressurizado.”

A rede social relatou suas descobertas, embora não tenha reconhecido se a contagem de curtidas faz mal à saúde mental. “O que ouvimos de pessoas e especialistas foi que não ver contagens semelhantes era benéfico para alguns e irritante para outros, principalmente porque as pessoas usam contagens semelhantes para ter uma noção do que é tendência ou popular, então estamos dando a você a escolha”, consta em nota oficial da rede.  

Autor:

O que você achou deste artigo?