O Facebook anunciou recentemente que os seus serviços de conversa instantânea e ligação alcançaram quantidades realmente expressivas no último dia do ano, inclusive com uma marca impressionante batida pelo WhatsApp.
Vale salientar que a pandemia do novo coronavírus, que limitou as tradicionais festas e deixou muitos familiares distantes ao redor do mundo, foi de vital importância para a obtenção desses números. Afinal, muita gente trocou a comemoração por uma passagem de ano dentro de casa e um contato com familiares e amigos limitado ao digital.
Na noite do dia 31 de dezembro de 2021, mais de 1,4 bilhão de ligações pelo WhatsApp (contabilizando as ligações feitas tanto em voz quanto as chamadas feitas em vídeo) foram promovidas em todo o planeta.
Ou seja, esse foi um novo recorde diário para o aplicativo de mensagens. No entanto, o software ainda tem mais o que comemorar: a quantia média de ligações no último ano aumentou 50% em comparação com o mesmo período de 2019.
Lembrando que esse crescimento tem disso sentido desde a metade de março quando o a maioria dos países decretou situação de quarentena a fim de conter a disseminação dos casos na chamada “primeira onda” de COVID-19. Neste final de ano, diversos países foram a estabelecer novas medidas de bloqueio para tentar minimizar os efeitos da segunda onda.
Preparação do Facebook para a virada do ano
No caso do Facebook Messenger, o efeito de Realidade Aumentada “2020 Fireworks” foi o mais utilizado ao longo do dia 31, pelo menos nos Estados Unidos. Foi também o recorde de chamadas de vídeos com mais de três no país, o dobro de usuários em comparação a outros períodos do ano.
Outro ponto expressivo, de acordo com a gigante da internet, foi a realização de mais de 55 milhões de lives ao vivo pelo Facebook e pelo Instagram em todo o planeta. “Antes do COVID-19, a véspera de Ano Novo gerou os maiores picos do Facebook em mensagens, uploads de fotos e compartilhamento à meia-noite em todo o mundo”, disse Caitlin Banford, gerente de programa técnico do Facebook, em um comunicado.
“Nos bastidores, o Facebook Engineering se uniu para impulsionar melhorias de eficiência sem precedentes e tornar nossa infraestrutura mais resiliente. Esse trabalho inclui teste de carga, teste de recuperação e capacidade de embaralhamento. Este ano, a véspera de Ano Novo foi muito diferente e tínhamos equipes de engenharia em todos os aplicativos do Facebook, prontas para dar suporte a qualquer problema, para que o mundo pudesse focar em 2021”, concluiu.