Erro no Cloudflare afetou funcionamento da Web para milhões de internautas

O acesso ao Discord, à Riot Games e a vários outros sites caiu na sexta-feira devido a um erro no provedor de infraestrutura da web Cloudflare.

A interrupção começou quando as tentativas de conexão com as propriedades da web afetadas falharam ao alcançar os endereços IP corretos. Os navegadores mostraram que o erro envolvia o sistema de nomes de domínio (DNS), que atua como catálogo telefônico da Internet.

O Cloudflare, que atende 26 milhões de sites e acelera o acesso ao conteúdo da Web, indica que o problema tem algo a ver com o resolvedor de DNS da empresa, que ajuda a direcionar as pesquisas do site para o endereço IP correto.

“Não foi o resultado de um ataque”, disse Cloudflare. “Parece que um roteador em nosso backbone global anunciou rotas ruins e fez com que algumas partes da rede não estivessem disponíveis”.

A interrupção afetou 12 data centers diferentes do Cloudflare. No entanto, a empresa identificou o problema e está implementando uma correção. O CEO da Cloudflare, Matthew Prince, atribuiu o erro a uma “configuração incorreta” que a empresa aplicou a um roteador durante uma atualização de rotina.

Erro no Cloudflare afetou funcionamento da Web para milhões de internautas

Discord acrescentou que a interrupção parecia ser um “problema de acesso à Internet”. “Temos todos os engenheiros no convés investigando o problema”, disse a popular plataforma de bate-papo para jogos em um comunicado oficial.  

Vale salientar que os sites que caíram no momento, incluindo também o FBI.gov, Mashable.com e até o Downdetector.com, um site de monitoramento de falhas em tempo real. Todavia, a situação foi contornada de maneira rápida e as plataformas voltaram a funcionar.

Cloudflare tenta solucionar problema global  

No entanto, o Cloudflare está avisando que os clientes em certas regiões ainda podem enfrentar alguns erros de conexão enquanto tentam corrigir completamente o problema. A empresa possui uma página da web dedicada que fornecerá atualizações sobre a situação.

Vale salientar que outros aplicativos sofreram com instabilidade na última semana. O WhatsApp passou por uma pane mundial nos últimos dias, começando na sua versão Web e afetando também o aplicativo. E, o Twitter precisou encarar uma das piores invasões da sua história recentemente e que afetou as contas verificadas em todo o planeta.

Autor:

O que você achou deste artigo?