O departamento de Comércio dos Estados Unidos anunciou nesta sexta-feira (18) que vetará, a partir deste domingo (20), o download dos aplicativos TikTok e WeChat no paÃs.
O governo do presidente Donald Trump tomou a medida alegando risco para a segurança do pais.
Uso de WeChat nos Estados Unidos
No entanto, o comunicado não deixou claro que as pessoas que já contam com os aplicativos nos seus dispositivos eletrônicos poderão continuar a utilizá-los normalmente.
Hoje em dia, o TikTok possui aproximadamente de cem milhões de usuários no paÃs, enquanto o WeChat possui 19 milhões.
Sendo assim, a nota oficial do governo de Trump se limita a informar que a partir de domingo estará proibida “qualquer provisão de hospedagem de internet que habilite o funcionamento ou otimização do aplicativo nos EUA”.
Além disso, o governo também deve impor limitações para downloads e atualizações nas lojas de aplicativos. “O Partido Comunista da China mostrou que tem os meios e a intenção de usar esses aplicativos para ameaçar a segurança nacional, a polÃtica externa e a economia dos Estados Unidos”, disse o departamento americano em um comunicado.
A nota oficial salientou ainda que, mesmo que o risco dos dois software seja distinto, eles tem semelhanças que abrem perigos inaceitáveis para os Estados Unidos.
“Cada um coleta vastas faixas de dados de usuários, incluindo atividade de rede, dados de localização e históricos de navegação e pesquisa. Cada um é um participante ativo na fusão civil-militar da China e está sujeito à cooperação obrigatória com os serviços de inteligência do PCCh”, apontou o comunicado.
No mês de agosto, o presidente dos Estados Unidos definiu uma medida executiva que vetava qualquer negócio por pessoa, ou com relação a qualquer propriedade, sujeita à jurisdição dos Estados Unidos’ com a ByteDance, desenvolvedora do app.
Acordo da Oracle com o TikTok
Além disso, Trump afirmou que iria proibir o funcionamento do app no paÃs senão fosse vendido para uma companhia americano até a metade do mês.
Recentemente, o TikTok e o Oracle divulgaram um acerto tecnológico para que a plataforma de vÃdeos curtos, com cerca de 800 milhões de usuários globalmente, continue funcionamento no paÃs.
A proposta visa tornar o TikTok Global uma empresa com sede nos EUA. Entretanto, esse negócio ainda precisa ter a aprovação norte-americana.
Bem como a China necessitará autorizar o acerto definido pela ByteDance com a Oracle pelo Tiktok, conforme a empresa chinesa.
Isso quer dizer que a tentativa de seguir operando nos Estados Unidos terá outros capÃtulos complicados nas próximas semanas.