Currents: a ferramenta corporativa do Google para substituir Google+

No ano passado, o Google lançou a versão beta do Currents, que era essencialmente uma atualização do Google+ para usuários do G Suite, desde que o Google+ para consumidores foi desativado em abril de 2019.

Embora o Google+ fosse uma rede social para todos os fins, a idéia por trás do Currents é mais parecida com o que a Microsoft está fazendo com o Yammer ou o Facebook com o Workplace. O objetivo é oferecer aos funcionários um fórum para discussões e anúncios internos.

Google Currents para suceder o Google+

Para complicar, o Google manteve o Google+ por perto, mesmo após o lançamento do Currents, mas em um email para os administradores do G Suite, anunciou agora que o Google+ for G Suite fechará suas portas em 6 de julho, após isso não haverá como desativar o Google Currents ou voltar ao Google+.

E com isso, o Google colocou o prego final no caixão do Google +. Os aplicativos para celular do Google+ serão atualizados automaticamente para o Google Currents. Todos os links existentes para o Google+ serão redirecionados para o Google Currents.

Google-Currents

No futuro, o Google+ viverá apenas como uma memória nebulosa, cheia de círculos de amigos, todos forçados a usar seu nome real (pelo menos no início), botões +1 em todos os lugares, faíscas e a promessa de jogos divertidos, ondulações e muito mais.

O Currents é um negócio, e, embora conheça muitas empresas que o utilizam ainda, parece ser uma opção sólida para empresas que de outra forma usariam a combinação Yammer / Teams no ecossistema da Microsoft. Apesar disso, muitos especialistas já começam a prever que seja uma questão de tempo antes do gigante da internet lançar outra rede social.

Quem tem acesso às correntes?

Todos os usuários do G Suite têm acesso ao Currents, se permitido pelo administrador do G Suite. Os usuários podem interagir com pessoas fora da organização por meio de comunidades privadas externas ao domínio da empresa.

Os administradores do G Suite podem gerenciar as configurações de seus domínios no console do administrador. Além disso, os gerenciadores de conteúdo podem gerenciar e moderar as configurações de conteúdo e recursos no Currents.

Além disso, o Currents está disponível para todos os usuários do G Suite e está incluído no preço da assinatura. Uma vez lançados, todos os funcionários podem participar de discussões ricas em todos os níveis da organização.

Funções do sucessor do Google +

Com o Currents, é possível discutir os principais tópicos com os funcionários da sua organização por meio de postagens e comentários que permanecem acessíveis para que você possa consultá-los com o tempo.

Além disso, é possível ver o conteúdo mais importante primeiro, usando o stream inicial classificado por relevância para cada usuário. Siga as tags nos tópicos, pesquise informações específicas e encontre o que lhe interessa.

E o usuário pode gerenciar e moderar o conteúdo mais rapidamente com a ajuda do Currents. As principais métricas ajudam administradores e usuários a avaliar o envolvimento e encontrar informações valiosas.

O que você achou deste artigo?