Como usar o Google Meu Negócio para impulsionar seu conteúdo e SEO

Saber usar o Google Meu negócio é padrão para todo profissional de marketing digital, certo? Na verdade, não. Embora haja muitos documentos de ajuda, mas vagos, encontrar respostas para problemas específicos pode ser um desafio.

Como profissionais de marketing de conteúdo, geralmente deixamos de reconhecer que uma parte significativa de nossa responsabilidade é garantir que nosso público-alvo seja realmente exposto ao nosso conteúdo. Uma maneira de fazer isso é atualizar sua listagem do Google Meu Negócio semanalmente como um canal para compartilhar seu conteúdo atual.

Por que preciso do Google Meu negócio?

Você sabia que, em média, as empresas recebem 943 visualizações de pesquisa e 317 visualizações de mapas por mês? Esses dados, de um estudo da BrightLocal de 2019 com 45.000 listagens de empresas locais anônimas, mostram que há uma grande oportunidade de obter mais visualizações, cliques e ações como resultado de seu conteúdo localizado.

Motivos pelos quais uma listagem do Google Meu negócio é útil. Para ver a prova, você pode conferir a plataforma para coletar dados sobre quantas pessoas visualizaram sua listagem, viram sua postagem, clicaram nela e se envolveram. No entanto, a plataforma nem sempre é precisa.

Considere usar links rastreados pelo Google em suas postagens para relatar com mais precisão os cliques e engajamentos diretamente no Google Analytics. O Google Meu Negócio ajuda os profissionais de marketing digital a obter visualizações de seu conteúdo sem precisar esperar pelo Google para classificá-lo entre os dez principais resultados de mecanismos de pesquisa.

Como usar o Google Meu Negócio para impulsionar seu conteúdo e SEO
Foto: Visual Hunt

Os benefícios da publicação vão além da aquisição de visualizações e cliques no seu conteúdo mais recente. A postagem regular pode lhe render um lugar cobiçado no pacote local, que são as três principais listagens de negócios para termos de pesquisa relevantes, e esse posicionamento por si só é um motivo para adicionar uma postagem pelo menos a cada 7 dias.

Além disso, o mesmo estudo da BrightLocal também revelou que uma empresa típica recebe até 59 ações por mês no Google Meu Negócio. Essas ações podem ser cliques no seu site, solicitações de rotas ou telefonemas.

A maioria das ações ocorre na forma de cliques, mas, a menos que sua listagem do Google Meu negócio seja otimizada, você poderá perder chamadas telefônicas ou visitas à loja.

Google Meu negócio

Suas postagens no Google Meu Negócio sinalizam para o Google, indicando que sua empresa é a correta a ser exibida para pesquisas relacionadas localmente. As críticas representam efetivamente a confirmação de seus clientes de que sua empresa é respeitável, especialmente quando você dedica um tempo para responder a cada uma; positivo ou negativo.

De fato, uma resposta rápida, compreensiva e útil a uma crítica negativa pode ser mais valiosa do que uma crítica positiva. Os consumidores apreciam as empresas que desejam aceitá-las e corrigi-las em tempo hábil.

Um ponto importante, e talvez o mais importante de tudo, suas postagens mostram aos clientes em potencial o que há de novo na sua empresa exatamente na hora certa – quando eles a procuram.

Um estudo de 2019 de Ben Fisher relatou que apenas 17% das empresas analisadas tinham um conteúdo nos últimos 7 dias. Portanto, mais de 80% das empresas não tinham nada novo para compartilhar com os pesquisadores que procuram ativamente suas empresas.

Plataforma realmente contribui para o SEO?

Sim, sim – pelo menos localmente. Pode ajudar de algumas maneiras. Não apenas um perfil verificado e otimizado do Google Meu Negócio tem mais chances de estar no pacote local, colocando sua presença no topo dos resultados de pesquisa, mas também indiretamente, ajudando seu site a se classificar.

Isso é feito fornecendo sinais sociais ao Google, direcionando tráfego para seu site e fornecendo provas sociais na forma de comentários. O Google diz que os resultados da pesquisa local são baseados em “relevância, distância e destaque”.

Relevância:  quão bem uma listagem corresponde à intenção do pesquisador.

Distância: o Google combina pesquisadores com empresas verificadas nas proximidades.

Destaque: quão bem conhecida é a sua empresa.

O que você achou deste artigo?