O burnout se tornou uma das principais preocupações dos funcionários que precisam trabalhar em casa no momento. De acordo com uma pesquisa recente, 27% dos entrevistados dizem que o desgaste está relacionado à falta de separação entre trabalho e vida, enquanto mais de 20% citam expectativas incontroláveis.
Esses dois problemas podem resultar de prioridades concorrentes e da suposição de que os funcionários estejam constantemente disponÃveis devido a pedidos de permanência em casa. Mas o local de trabalho tornou-se o mesmo espaço em que estudam em casa ou oferecem creche para os filhos, cuidam de pais idosos ou qualquer outra responsabilidade.
Mesmo quando essas ordens são levantadas, os funcionários ainda podem trabalhar remotamente em alguma capacidade e enfrentarão as mesmas prioridades concorrentes.
À medida que as empresas buscam maneiras de economizar dinheiro nessa situação única, os funcionários se preocupam com a segurança no emprego, e pode ser difÃcil trazer à tona um superior. Eles não querem que seu papel esteja em risco como resultado da conversa ou que pareça que são incapazes de concluir o trabalho para o qual foram contratados.
No entanto, se não discutido, a qualidade da sua vida profissional e pessoal pode começar a sofrer. Para equipar os funcionários a ter um diálogo eficaz com seus supervisores, vamos abordar maneiras de definir e aderir aos limites enquanto trabalhamos remotamente.
Identifique como você pode render ao trabalhar em casa
A base para estabelecer limites é saber como você trabalha, o que precisa e o que o leva a ser mais produtivo. Isso normalmente não é algo em que pensamos, mas é essencial ao solicitar um plano de trabalho alternativo ou ao ajustar nossas rotinas. Obter essas informações requer alguma reflexão interna. Pergunte a si mesmo:
- Eu tenho um lugar onde eu possa trabalhar e não ser interrompido? Se não, onde alguém pode ser criado?
- Esse espaço está configurado de forma eficiente ou preciso fazer ajustes?
- De que equipamento eu preciso no meu espaço de trabalho? Eu tenho isso ou é algo que preciso adquirir (por exemplo, monitor adicional, impressora)?
- Que hora do dia eu sou mais produtivo? Menos produtivo?
- Existe uma hora do dia em que não consigo concluir meu trabalho devido a prioridades concorrentes (por exemplo, cuidados com as crianças)?
- Quais são meus projetos essenciais e quais projetos, se houver, não são essenciais?
- Que clareza eu preciso do meu supervisor sobre minhas responsabilidades?
- De que suporte especÃfico eu preciso para concluir meu trabalho (ou seja, tempo, recursos alternativos, conexão)?
Discuta suas necessidades com seu empregador
Depois de refletir, identifique suas necessidades e reserve um tempo para conversar com seu supervisor. Essa discussão deve ser feita em um espaço mais calmo, onde você possa se concentrar e se envolver. Reflita sobre suas respostas e converse não apenas sobre o que você precisa, mas também sobre como isso permitirá que você complete sua função de maneira eficaz e eficiente.
As perguntas que você fez a si mesmo fornecem informações especÃficas para esclarecer suas preocupações. Você sabe o que precisa para ser mais produtivo e pode fazer solicitações mais claras, em oposição a necessidades vagas. Também será mais provável que se torne uma conversa bidirecional sobre como vocês podem se apoiar para cumprir os objetivos da equipe e da organização.
Crie um plano de disponibilidade e comunicação
Depois de estabelecer suas prioridades e horário de trabalho, é hora de comunicar essas informações com outros membros da sua organização. É útil espalhar amplamente essas informações em uma resposta de ausência do escritório, mensagem ausente, correio de voz e qualquer outra forma de comunicação. Isso avisa sua equipe quando você está disponÃvel ou não e permite que você crie limites mais concretos. Estas são apenas algumas áreas para compartilhar com sua equipe:
Respeite os limites que você definir ao trabalhar em casa
Os limites só funcionam se você (e outros) os respeitar. Isso pode parecer óbvio, mas é fácil adotar hábitos antigos. Isso pode estar funcionando no seu laptop no sofá, em vez do espaço de trabalho designado ou respondendo a emails que “levam apenas um minuto” durante o horário de folga. Se isso é algo com que você luta, encontre um parceiro de responsabilidade (dentro ou fora da sua organização) para ajudá-lo a seguir os limites que você definir.
Definir limites enquanto trabalha remotamente não é fácil, especialmente quando você se depara constantemente com prioridades concorrentes. Mas, sabendo como você trabalha melhor, o que você precisa para ser mais produtivo e comunicar isso ao seu supervisor e sua equipe é inestimável. E não esqueça de seguir adiante e responsabilizar-se pelos limites que você definir. Sem o acompanhamento, o esgotamento se torna realidade.