Comitê Olímpico Internacional anuncia criação do Olympic Virtual Series

O Comitê Olímpico Internacional (COI) optou pela criação da Olympic Virtual Series, o primeiro evento com licença olímpica na história dos esportes eletrônicos. O acontecimento será realizado entre os dias 13 de maio e 23 de junho deste ano, ou seja, esse evento vai servir como um “esquenta” para as Olimpíadas de Tóquio que estão agendadas para começar em 23 de junho.

Inicialmente, somente games eletrônicos simuladores de esportes serão integrados. A lista deve contemplar: beisebol, ciclismo, remo, vela e esportes motorizados; Gran Turismo é o título mais conhecido, seguido do eBaseball Powerful Pro 2020.

Vale salientar que o Olympic Virtual Series ocorrerá em um acordo de parceria do COI com entidades esportivas internacionais e produtoras de games que estarão na primeira Olimpíada online da história. Além disso, a franquia de jogos de futebol Fifa, que tem o jogo Fifa 21 no momento, pode ser inserida na próxima edição.

As modalidades têm contemplados os seguintes títulos:

  • Beisebol – eBaseball Powerful Pro 2020
  • Ciclismo – Zwift
  • Vela – Virtual Regatta
  • Esportes motorizados – Gran Turismo
  • Remo – ainda não tem o jogo confirmado

Entre as modalidades confirmadas, duas delas já serão representadas por títulos e desenvolvedoras já conhecidas no universo dos jogos: eBaseball Powerful Pro 2020 (Konami) e Gran Turismo (Polyphony Digital). E serão representadas pela World Baseball Softball Confederation (WBSC) e Federação Internacional de Automobilismo (FIA), respectivamente.

Comitê Olímpico Internacional anuncia criação do Olympic Virtual Series

Os outros três contarão com União Ciclística Internacional (UCI) no ciclismo com Zwift e a Federação Internacional de Vela (WS) com Virtual Regatta. A Federação Internacional de Sociedades de Remo (WR) estará cuidando da competição deste esporte, só que ainda não foi revelado o jogo que os esportistas utilizarão para competir.

Formato de disputa da Olympic Virtual Series

Cada entidade terá o seu próprio evento que funcionará de maneira e conceito. Todavia, eles integrarão a Olympic Virtual Series. A perspectiva é que esse modelo oportunize que os atletas de todo o planeta sejam capazes de atuar de sua própria casa ou de instalações de treinos. Só que o COI anda não comentou como será realizada a seleção dos competidores da primeira edição.

Autor:

O que você achou deste artigo?