HomeArtigosBrasileiro pode fazer emissão da Carteira de Trabalho Digital

Brasileiro pode fazer emissão da Carteira de Trabalho Digital

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento obrigatório que possui todos os detalhes da vida profissional do trabalhador brasileiro. Inicialmente emitido somente em formato físico, a documentação recebei uma versão digital apenas em 2019. Mesmo assim, inúmeras pessoas ainda não sabem como tirar ou desconheciam essa possibilidade.

Vale salientar que o aplicativo CTPS está disponível desde 2017. Só que, somente depois de sua criação, foi publicada uma portaria que lhe transformou em algo oficial, oportunizando uma troca pela Carteira de Trabalho Física.

Como emitir a Carteira de Trabalho Digital?

Sendo assim, esse documento digital fornece muito mais praticidade do que a sua versão física, sobretudo, em um momento de limitação de deslocamento social. Essa vantagem já inicia no instante de fazer a emissão do documento.

Ele funciona realizando as várias bases de informações do governo com dados encaminhados para o sistema eSocial pelo empregador, como dados do contrato de trabalho, detalhes de férias, décimo terceiro salário, entre outros itens. Confira um passo a passo para obter a sua Carteira de Trabalho Digital:

  • Entre no site acesso.gov.br e clique em “Criar sua conta”;
  • Insira todos os dados pedidos;
  • Seleciona uma maneira de ativação SMS ou email;
  • Acesse o email ou SMS para desenvolver uma sonha e criar a sua conta.

Caso você não consiga fazer uma senha pela internet, dá para efetuar pelos caixas eletrônicos do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, ou ainda em alguma unidade do Ministério da Economia. De qualquer maneira, assim que criar a sua conta, você já terá condição de fazer o download do aplicativo oficial em seu dispositivo móvel.

Brasileiro pode fazer emissão da Carteira de Trabalho Digital
Foto: Governo Federal

Para tanto, é só entrar na Play Store ou App Store e buscar por “CTPS Digital”. A partir de agora, acesse o app e coloque o CPF e a senha escolhida. Posteriormente, você poderá olhar as suas informações pessoais como o nome da mãe e a data de nascimento.

Após concluir essas fases, você poderá ter acesso a informações básicas sobre os seus contatos de trabalho. Se optar por ter mais detalhes, o app pedirá por uma segunda confirmação de identidade com dados sobre os seus contratos passados, nome do último empregador, ano do último vínculo, entre outros. Mas, lembre-se: informações erradas podem gerar o bloqueio da conta.

Cristina Possamai
Cristina Possamai
Formada em jornalismo, com uma década de experiência em veículos de comunicação impresso, rádio, TV e com criação de conteúdo para internet sobre empreendedorismo e negócios.
Ad_block_01
ad

Últimos artigos

Veja mais