Ano de 2021 contará com três feriados prolongados no Brasil

Ainda vivendo as consequências da pandemia do novo coronavírus e em meio a expectativa da chegada da vacina, o ano de 2021 também contará com três feriados prolongados no Brasil, sem levar em consideração os feriados estaduais e municipais e festas como Carnaval e Corpus Christi, que são pontos facultativos em inúmeros municípios.

Os feriados prolongados são os que acontecem nas segundas ou nas sextas, podendo ser alongados com os finais de semana. O primeiro feriadão no Brasil já ocorre nesta sexta-feira, 1º de janeiro de 2021, dia da Confraternização Universal e comemoração do ano novo.

Já no segundo mês do ano ocorrerá o Carnaval, que não é um feriado no território nacional. Enquanto algumas regiões consideram como feriado, outras enquadram como ponto facultativo. Neste ano, a tradicional festa popular ainda é uma dúvida em inúmeros lugares devido a pandemia.

Em algumas regiões, como São Paulo, já se sabe que não será comemorado em fevereiro. Para impedir a ocorrência de aglomerações ainda na pandemia, o prefeito Bruno Covas estabeleceu que o carnaval possuirá uma nova data no próximo ano e será festejado na metade do ano.

Ano de 2021 contará com três feriados prolongados no Brasil
Foto: Agencia Brasil

Além do dia 1º de janeiro, também são vistos como feriados no país, conforme a lei federal 10.607/2002, os dias 21 de abril (Tiradentes), 1º de maio (Dia do Trabalho), 7 de setembro (Independência do Brasil), 2 de novembro (Finados), 15 de novembro (Proclamação da República) e 25 de dezembro (Natal).

Projetos de lei

Duas dessas datas cairão em finais de semana no próximo ano. É importante frisar que há dois projetos de leis na Câmara dos Deputados que, se aprovados, podem oferecer alterações no calendário de feriados nacionais. Uma das propostas, o projeto de lei 1.222/20, de autoria do deputado Alexandre Frota (PSDB-SP), visa tornar o carnaval em feriado nacional.

Enquanto o outro, o PL 5.129/20, do deputado Luiz Antonio Teixeira Jr (PP-RJ), deseja determinar ponto facultativo no dia 3 de julho (um sábado) e tornar feriado nacional os dias 5 e 6 de julho de 2021. O intuito, conforme o deputado, é incentivar os segmentos vinculados ao turismo, auxiliando na geração de novas vagas de trabalho.  

Calendário de feriados nacionais em 2021

1 de janeiro (sexta-feira) – Ano Novo

16 de fevereiro (terça-feira) – Carnaval)

Abril

2 (sexta-feira) – Paixão de Cristo

4 (domingo) – Páscoa

21 (quarta-feira) – Tiradentes

1 de maio (sábado) – Dia Mundial do Trabalho

3 de junho (Quinta-feira) – Corpus Christi

7 de setembro (terça-feira) – Independência do Brasil

12 de outubro (terça-feira) – Padroeira do Brasil

Novembro

2 (terça-feira) – Finados

15 (segunda-feira) – Proclamação da República

20 (sábado) – Dia da Consciência Negra

25 de dezembro (sábado) – Natal

O que você achou deste artigo?