Anatel Comparador: App compara valores de serviços de telecomunicações

dia, uma vez que abrange telefonia, televisão por assinatura, internet banda larga, entre outros. A boa notícia é a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou um recurso interessante recentemente. Trata-se do Aplicativo Anatel Comparador.

A disposição nas principais lojas, como Play Store (Google) e iOS (Apple), o recurso possui dados sobre os quatro estilos de serviços: telefonia fixa, telefonia móvel, banda larga fixa e TV por assinatura. Além disso, o acesso a internet por tecnologia móvel também pode ser conferida entre os serviços de telefonia celular.

O sistema começa a partir do lugar onde está o cidadão e oportuniza filtrar a pesquisa por opções de pacotes em diversas categorias, como preço, capacidade da franquia, tecnologia e, no caso da TV paga, canais.

O Anatel Comparador oportuniza essa comparação de diversos fatores do serviço, como app oferecidos (acesso a serviços gratuitos de redes sociais, por exemplo), obrigação de fidelização, capacidade de inclusão de dependentes.

Em entrevista coletiva online para lançamento da iniciativa, o presidente da Anatel, Leonardo Euller de Morais, defendeu que a ferramenta visando colaborar para consolidar a atuação do brasileiro no segmento.

Anatel Comparador: App compara valores de serviços de telecomunicações
Foto: Agencia Brasil

“Hoje temos ferramenta que tem como objetivo o fortalecimento da capacidade de escolha e acompanhamento das condições de oferta e prestação do serviço pelos consumidores. Ela gera empoderamento mediante ganhos de transparência, sobretudo na oferta. É uma peça chave para que o consumidor possa se tornar um agente mais ativo e decisivo no mercado”, ressaltou.

Anatel Comparador aumenta a transparência do setor

Na visão do coordenador do programa de telecomunicações do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, Diogo Moysés, a ação é bastante positiva. Isso porque o empreendedor conta com problemas para fazer essa avaliação das inúmeras opções de serviços de telecomunicações na sua localidade.

Além disso, o app Anatel Comparador ajuda a diminuir o tempo de pesquisa na hora da contratação de um novo serviço. Afinal, os serviços de telecomunicações estão cada vez mais necessários em um cenário de aumento considerável da modalidade de home office no mercado de trabalho.

“Contudo, é preciso garantir que as ofertas apresentadas estejam de fato sendo ofertadas pelas operadoras, para que o sistema não se transforme em um problema ao invés da solução. Além disso, um passo importante a ser dado é a construção de um sistema de dados abertos, que pode ser utilizado inclusive por outros desenvolvedores, para que o consumidor possa optar por outros comparadores, dando ainda mais transparência e possibilidades de acesso às ofertas das operadoras pelos consumidores”, defendeu Moysés.

Autor:

O que você achou deste artigo?