O TikTok aderiu ao movimento da legendas automática, lançando um novo recurso de legenda para usuários com deficiência auditiva ou surdos.
Quando os criadores selecionam legendas automáticas na página de edição após enviar ou gravar um vídeo, o texto é automaticamente transcrito e exibido, permitindo que os espectadores leiam ou ouçam o conteúdo.
Mas a tecnologia não é perfeita. Portanto, para evitar qualquer constrangimento ou confusão, os criadores podem editar as legendas assim que forem geradas, garantindo que os títulos correspondam à palavra falada. A função está disponível inicialmente em inglês e japonês, com idiomas adicionais em breve.
“Estamos trabalhando com nossa comunidade para divulgar e encorajar todos os criadores a usar legendas automáticas e outros recursos que tornam o conteúdo mais acessível”, escreveu Stephanie Hind, gerente de operações e gerenciamento de criadores da TikTok nos Estados Unidos, em um anúncio no blog.
“A inclusão é importante porque quando as pessoas se sentem incluídas, elas ficam mais à vontade para se expressar e se envolver com sua comunidade”, escreveu Hind. “Estamos comprometidos em promover um ambiente de aplicativos inclusivo, e isso significa construir produtos e ferramentas que apoiem nossa comunidade diversificada.”
TikTok trabalha para deixar redes sociais mais acessível
Como uma plataforma principalmente visual, o TikTok oferece uma série de recursos que visam tornar a rede social “mais acessível a todos”. Isso inclui um aviso ao criador para vídeos com efeitos que podem desencadear a epilepsia, a opção de pular o conteúdo fotossensível e uma alternativa de conversão de texto em voz.
Mas o trabalho não está completo. “No momento, estamos realizando uma avaliação de acessibilidade para identificar áreas adicionais para melhorias”, disse Hind. “E estamos aumentando nosso alcance para organizações e comunidades com deficiência no TikTok para elevar suas vozes e fazer mudanças que atendam melhor a todos nós.”
No mês passado, o Google introduziu um recurso de legendagem em tempo real semelhante no Chrome, utilizando aprendizado de máquina para gerar legendas para a maioria dos vídeos online – incluindo podcasts e ligações. E os usuários do Instagram podem ter visto um novo adesivo “Legendas” nas Histórias, que transcreve seu áudio sem um aplicativo de terceiros.