O WhatsApp apresentou instabilidade ao longo das últimas semanas. Sem dúvida, os usuários se irritam com essas quedas sucessivas no serviço e com o tempo perdido até se darem conta que não se trata de um problema na sua conexão com a sua internet, celular ou computador, mas necessariamente com o aplicativo de mensagens.
Mas, como descobrir que o seu aplicativo principal para troca de mensagens, conteúdo e outros dados foi afetado? Há algumas ferramentas e até ações que podem facilitar essa percepção em uma próxima eventualidade.
Como saber se o WhatsApp caiu?
Caso você esteja desconfiando que o serviço caiu, você pode recorrer a alguns recursos que estão disponíveis na rede mundial de computador ou mesmo usar uma solução muito prática: as outras redes sociais.
Downdetector
O Downdetector é um site no qual você pode avaliar a situação de funcionamento de inúmeros serviços, como o próprio aplicativo ou outras redes sociais. Ou seja, essa dica também serve para outros problemas.
Sendo assim, ao entrar na página deste site, você vai encontrar um espaço de pesquisa para digital qual serviço quer consultar. Em relação ao mensageiro, você só precisa digitar o nome dele no espaço indicado para ser enviado a um espaço com um gráfico no ambiente a esquerdo. Se ele não estiver reto, isso quer dizer que os usuários estão apontando alguma dificuldade.
Também há a possibilidade de encaminhar uma mensagem apontando que você está com um problema e basta clicar no gráfico do WhatsApp e, em seguida, no botão vermelho com a inscrição: “Estou tendo problemas com o Whatsapp”
Google Trends
Outra possibilidade é apostar no Google Trends. Oferecido gratuitamente pelo Google, você consegue fazer a verificação dos assuntos mais pesquisados em uma determinada área ou em todo o mundo.
A utilização é muito simples, é só escrever o termo desejado no campo ou um assunto (WhatsApp caiu, por exemplo) e conferir se outras pessoas estão relatando essa mesma dificuldade. Essa avaliação é realizada em tempo real, concedendo uma noção real do status do serviço em questão.
Redes sociais
Além disso, você pode entrar nas redes sociais para conferir o que os seus amigos estão falando e verificar se alguém já está reclamando da queda do WhatsApp. O Twitter, por sua vez, é a mídia social mais usada neste ponto devido ao seu quadro com os assuntos mais comentados do momento, ou seja, a queda do serviço resulta em um efeito praticamente imediato de reclamações, acabando com as dúvidas sobre se o problema é seu ou do próprio app.