O serviço VPN da Mozilla está saindo da fase beta e em breve estará disponÃvel por US$ 4,99 por mês. A empresa vem testando seu serviço VPN sob o nome “Firefox Private Network” desde o ano passado. Agora, a Mozilla está confiante de que o produto está pronto para melhorar a privacidade está pronto para uso convencional.
“A VPN sairá da fase Beta nas próximas semanas, sairá da marca Firefox Private Network e se tornará um produto independente, a Mozilla VPN, para atender um público maior”, escreveu a empresa em um post.
O próximo produto é separado de uma extensão de navegador VPN que a Mozilla oferece através do navegador Firefox. A extensão, embora gratuita, criptografa sua conexão com a Internet apenas pelo navegador – e não por outros aplicativos em execução no dispositivo. A proteção também é limitada a 12 horas por mês. (No entanto, uma versão beta futura oferecerá conexões ilimitadas a US$ 2,99 por mês.)
O produto VPN independente da Mozilla, por outro lado, oferece criptografia completa sem limite de tempo. Ele também funciona como um aplicativo que você pode baixar no seu dispositivo Android ou iOS, PC com Windows e Chromebook.
Quando você deseja a proteção VPN, basta ativar o aplicativo e ele começará a criptografar as conexões do dispositivo com a Internet. Os assinantes terão acesso a servidores de mais de 30 paÃses e proteção VPN para até cinco dispositivos por vez.
Mozilla está usando VPN para fazer parceria no serviço
O serviço VPN ainda não suporta dispositivos macOS ou Linux e é exclusivo para os EUA. Mas a empresa promete lançá-lo em outras regiões ainda este ano. Enquanto isso, a Mozilla criou uma lista de espera para notificar usuários fora dos EUA sobre a disponibilidade em sua região.
O Mozilla VPN é alimentado por servidores da Mullvad, um provedor de VPN conceituado. Segundo a Mozilla, o serviço VPN nunca mantém registros de qualquer tipo. Os servidores de Mullvad também usam o novo protocolo Wireguard para oferecer velocidades de tráfego mais rápidas que os protocolos VPN tradicionais.
No entanto, a polÃtica de privacidade em sua forma atual diz que os assinantes devem criar uma conta do Firefox para assinar a VPN. “O Firefox envia dados da Mozilla sobre seu dispositivo, sistema operacional, versão e um identificador exclusivo ao qual a Mozilla se conecta à sua conta do Firefox e recebe dados sobre quando você instala o Firefox Private Network, quando usa o serviço e se envolve com nossas pesquisas e Firefox, “diz a polÃtica.
A Mozilla está oferecendo o serviço, pois gira para produtos de assinatura paga para aumentar sua receita. No entanto, a empresa está entrando em um mercado lotado; algumas VPNs rivais oferecem ofertas anuais de assinaturas de VPN a preços mais baixos.
Ainda assim, a marca Mozilla é bem conhecida, o que pode ajudar seu produto VPN a se destacar da concorrência. “Embora existam muitas VPNs por aÃ, sentimos que você merece uma VPN com o nome Mozilla por trás”, escreveu a empresa no blog oficial.