HomeEspecialistas definem conceito de 'pós-normal' para grandes mídias digitais

Especialistas definem conceito de ‘pós-normal’ para grandes mídias digitais

Martha Gabriel e Gil Giardelli, referências em inovação, mídias digitais, futurismo e tecnologia analisaram o impacto das tecnologias na sociedade atual que enfrenta momento de mudanças com a pandemia. A discussão fez parte do evento Startup Day 2020 promovido pelo Sebrae virtualmente no dia 30 de maio. O seminário online reuniu mais de 4 mil pessoas.

Publicidade

“Antes da quarentena, já tínhamos alguns cenários previstos para o futuro, mas agora percebemos que a aceleração digital acontece para alguns setores e para outros não. Então, temos que encontrar uma recolocação para esses ritmos. Também estamos vendo o uso de robôs no dia a dia das pessoas que antes tinham medo dessa tecnologia. É preciso enxergar que tem coisas que robôs e inteligência artificial vão fazer que os seres humanos não fazem”, declarou Martha Gabriel.

Vale salientar que a pauta começou no Japão durante reunião do G-20 onde os países se comprometeram a lançar projetos com conceitos da sociedade 5.0 em 2025-2028.

Publicidade
mídias digitais
Foto: Visual Hunt

“Agora com esse tempo de Covid-19 e pandemia tudo foi acelerado ao colocar o ser humano no centro de tudo. Para mim, a sociedade 5.0 já começou quando a gente vê o uso de robôs dentro de hospitais para o tratamento da Covid-19. É interessante destacar que essa transformação digital está acontecendo no Brasil inteiro. Tem um hospital de Manaus que está investindo em super robôs de operação. Então, a inovação está chegando em todos os lugares do país”, salientou Giardelli.

Conceito do pós-normal para as grandes mídias digitais

O cenário após o controle da pandemia do novo coronavírus também tomou boa parte da conversa virtual, uma vez que pontuou algumas diretrizes para as grandes mídias digitais a curto, médio e longo prazo.

“Eu sei que muita tem gente tem usado esse termo, mas eu particularmente não gosto porque quando a gente vai para um novo “status quo”, ele é um novo normal. Então eu prefiro falar em um normal mais dinâmico do que um novo normal porque o pós é quando aqui já não existe mais. Para as massas digitais, para quem era negócio físico, eu acredito que devemos imergir em uma coisa mais híbrida, ou seja, não vai ser só uma coisa ou outra. De qualquer forma, quando a gente evolui a gente não volta para o estágio anterior”, afirmou Martha.

Publicidade

O termo pós-normal foi apresentado por Gil Giardelli. “Eu gosto do termo “pós normal” porque na verdade esse termo foi usado inicialmente na década de 80 para tratar de um cenário de muita contradição, muita complexidade e muito caos, sendo que o remédio para ir em direção ao novo normal seria a colaboração e a conectividade não só como o digital, mas como sociedade”, finalizou.

Cristina Possamai
Cristina Possamai
Formada em jornalismo, com uma década de experiência em veículos de comunicação impresso, rádio, TV e com criação de conteúdo para internet sobre empreendedorismo e negócios.
Ad_block_01
ad

Últimos artigos

Veja mais