Twitter
RSS
Facebook

WordPress

O WordPress é um sistema gratuito de gerenciamento de conteúdo online, desenvolvido na linguagem PHP e especialmente elaborado para a criação de blogs. Devido a sua licença de código aberto, que permite o livre acesso ao código fonte do sistema, o WordPress caiu nas graças de milhões de adeptos e atraiu uma multidão de programadores a desenvolverem extensões, plugins e templates que ampliaram ainda mais sua aplicabilidade, tornando-o hoje uma plataforma multifuncional, que pode ser utilizada em projetos web para as mais diversas finalidades, como por exemplo este blog que você lê agora.

O WordPress pode ser utilizado de duas formas: como um software que você baixa e instala em sua própria hospedagem ou como um serviço, no qual você utilizará a hospedagem do próprio WordPress para criar seu blog. Cada uma das duas opções encontra-se disponível nos endereços WordPress.org e WordPress.com, respectivamente.

Através do WordPress.org você poderá baixar o software e instalá-lo em sua hospedagem própria. Dessa forma, poderá contar com toda a liberdade de instalação de plugins, templates e todas as outras modificações a fim de transformas a plataforma no que quer que você deseje.

No WordPress.com você poderá criar uma conta e em minutos ter um blog próprio sobre uma plataforma profissional, sem que detenha nenhum conhecimento técnico. Nesse caso, no entanto, não terá toda a flexibilidade de customização possível no caso da opção de hospedagem por você próprio (self-hosted).







Deixe seu comentário