Twitter
RSS
Facebook

WordPress, o que é e para que serve

Nos próximos dias vou postar aqui no blog artigos sobre as principais ferramentas que utilizo no meu dia a dia, os quais ficarão afixados perenemente na aba “ferramentas”, que pretendo atualizar sempre que algo novo passar a integrar meu arsenal.

A primeira citação que farei será a algo que nem sei se pode ser chamado de “ferramenta”, visto seu poder mutli-funcional: o WordPress. Além disso, já há tanta discordância sobre o que essa plataforma realmente representa que espero não trazer ainda mais confusão e discussão sobre o tema.

Muitos dizem que o WP (como é chamado o WordPress) é um poderoso CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo), enquanto que outros afirmam que ele não passa de um sistema para criação de blogs.

Como não gosto de me ater a discussões técnicas (até porque não sou perito) prefiro não me aprofundar no que realmente é o WordPress e concentrar-me simplesmente em compreender como utilizar essa ferramenta da melhor maneira possível – e colher os frutos que só ela é capaz de proporcionar.

Uma coisa eu sei: o WP é para mim e para a maioria das pessoas que trabalham com a internet o principal e mais imprescindível recurso gratuitamente disponível e, possa ele ser chamado de “ferramenta” ou não, ainda assim o escolhi para ser citado como a arma número um de meu arsenal.

Particularmente, o WordPress representa 80% de todos os meus projetos online atualmente e devo à sua multi-aplicabilidade e praticidade ter conseguido empreender em tantos nichos simultaneamente.

Numa rápida busca no Google sobre “o que é o WordPress“, você encontrará diversos sites, blogs, comunidades e fóruns de apaixonados e devotados à essa plataforma – e isso não é por acaso.

Não que você deva se “apaixonar” pelo WordPress, mas dominar ao menos o básico dessa  ferramenta será de grande valia para qualquer empreendimento a que você se lance.

Finalmente, o que é o WordPress

Como dito no próprio site brasileiro do WordPress, ele é uma “plataforma semântica de vanguarda para publicação pessoal, com foco na estética, nos Padrões Web e na usabilidade”. Traduzindo, o WP é a mais avançada plataforma para publicação de conteúdos, totalmente adaptada e integrada à internet 2.0 e de uso extremamente prático.

Traduzindo novamente: o WordPress é um sistema que você poderá usar para criar sites, blogs, entre outros, e estar a atualizá-los rapida e facilmente. Este sistema fica instalado na própria internet e pode ser facilmente personalizado de acordo com suas necessidades, seja visualmente ou em termos de recursos.

Além disso, como já falei, ele é completamente adaptável aos principais recursos da web 2.0, o que lhe permite ser facilmente integrado às redes sociais, aos recursos de áudio, vídeo e aos principais mecanismos de busca, como o Google.

Empreenda com WordPress

Mas o WordPress é apenas isso?

Não, ele não é apenas isso –  e é aí que a discussão começa. Inicialmente o WordPress foi desenvolvido apenas para a criação de blogs pessoais que fossem facilmente atualizados, mas a plataforma cresceu muito, muitos desenvolvedores a abraçaram e hoje existem milhares e milhares de plugins e templates que permitem-nos utilizar o WordPress para as mais distintas finalidades.

Os plugins são “acessórios” que podem ser adicionados à instalação de seu WordPress e conferir-lhe várias outras funcionalidades além das que vêm por padrão no sistema. Os templates são layouts que você pode instalar no seu WordPress e, em segundos, ter todo o seu visual modificado.

Juntos, plugins e templates podem conferir ao WordPress a capacidade de se transformar em praticamente qualquer coisa, como por exemplo, sites de classificados, redes sociais, blogs, e-commerces, fóruns, e muito mais. A melhor parte de tudo isso é que o WordPress é uma plataforma gratuita, que pode ser instalada e utilizada sem nenhum custo, por quem quiser.

O blog que você está lendo nesse exato instante utiliza-se da plataforma WordPress e sou capaz de apostar que boa parte do seu tempo de internauta é consumida sobre essa plataforma, nos diversos sites e blogs que costuma visitar.

Muitos sites e blogs são voltados exclusivamente à disseminação e tutoria do uso do WordPress e ainda assim não conseguem abranger toda a capacidade que esse sistema oferece, portanto, não pretendo fazer isso em apenas um post.

Falarei bastante sobre o WP daqui pra frente, mas, desde já, aconselho que busque outras fontes de informações sobre essa plataforma. Como já sugeri, seu futuro como empreendedor virtual pode estar nas mãos do WP.







3 Comentários para “WordPress, o que é e para que serve”

  1. A. M. de Alcantara disse:

    Caro Sr. Marco Vicente

    Vi seus dois blogs sobre WordPress.

    Dou-lhe uma sugestão: seja mais conciso e direto nos tópicos. Como vc mesmo deve estar “cansado de saber”, o mundo virtual não tem “paciência” nem tempo para material longo. Quer ser útil ensinando? Seja sintético e claro.

    Se quiser contestar, por favor, fique à vontade, vc tem meu e-mail.

    Atenciosamente,

    [Responda este comentário]

    Marco Reply:

    Olá, Sr. Alcantara.

    Agradeço imensamente seu contato e sua recomendação.
    E concordo plenamente com sua opinião de que “estamos
    cansados” de tanta informação ruim na internet.

    Terei isso em mente toda vez que for escrever… Mas, se vale
    alguma explicação aqui, eu tenho alguns blogs que, desde
    2007 mantenho-os meio que por hobby, sabe?

    Escrevo meio que por passatempo e pra documentar coisas
    que eu possa vir a querer lembrar no futuro, mas não pretendo
    ensinar ninguém – não acho que eu tenha competência pra isso.

    Sobretudo em relação ao tema que você leu… Penso que
    as pessoas não vão perder o tempo delas lendo o que eu escrevi
    sobre wordpress, tendo outros blogs tão bons na internet sobre
    esse assunto.

    Mas vou levar em conta suas palavras daqui pra frente.
    Obrigado pela ajuda e desculpe-me se o incomodei…

    [Responda este comentário]

  2. Se quer empreender na internet, você precisa conhecer o WordPress.

    [Responda este comentário]

Deixe seu comentário