Twitter
RSS
Facebook

Empreender online significa mais que ganhar dinheiro na internet

Como estou no início das postagens aqui no blog, acho que algumas explicações são pertinentes, as quais pretendo ir fazendo ao longo do tempo. Para começar, vou dar uma esclarecida no significado da palavra “empreender” e mostrar como penso que isso pode influenciar no futuro do blog.

Na verdade, não estou pressupondo que o leitor não entenda perfeitamente o significado de tal palavra, mas quero apenas dar-lhe uma refrescada na memória.

Como o assunto principal do blog serão os negócios e maneiras de ganhar dinheiro online, pode-se ficar presumido que “empreender” esteja aqui empregado única e exclusivamente como o ato e iniciar um negócio ou uma empresa e isso não é uma total verdade.

Evidentemente que esse será o principal significado da palavra, enquanto aqui utilizada, mas, assim como diz o Aurélio, quero que você compreenda que nesse blog, sobretudo em seu nome (domínio), a palavra empreender pretende sugerir o significado de obstinar-se a fazer alguma coisa – no caso, “coisas online”.

Portanto, entendamos desde já que assuntos os mais diversos poderão ser abordados, estejam eles relacionados a qualquer ação construtiva ou de utilização da web.

O que significa empreender no dicionário

Como dito no próprio Aurélio (*imprehendere – 1. Deliberar-se a praticar, propor-se, tentar. 2. Pôr em execução), utilizei essa palavra no nome do blog para indicar que no mesmo serão abordados quaisquer temas que digam respeito a execução de atividades na internet.

Ainda no dicionário, encontrei um exemplo muito bom do emprego da palavra empreender, dissociada do ato ou tentativa de ganhar dinheiro, que é mais ou menos assim: “Oswald Splenger tentou empreender um estudo comparativo da morfologia das culturas”.

Assim sendo, quer dizer que o que quer que tentemos fazer na internet pode ser entendido como um empreendimento online, quer busque ele ganhar dinheiro ou não.

Compreender isso é bem fácil, basta entender, primeiro, que as palavras “empreendimento” ou “empresa” são o desdobramento de um verbo e não um substantivo em si.

Ou seja, ambas significam “execução de um projeto” e não  a pessoa jurídica ou o patrimônio de uma instituição lucrativa. Se buscarem pelo significado jurídico da palavra “empresa”, entenderão melhor o que tentei explicar.

Qual a natureza do seu empreendimento na internet?

Então, só resta definir o que significa empreender online para você. Para muitos pode ser realmente criar um negócio de sucesso na internet e viver com todo o conforto e liberdade do estilo de vida pontocom, mas talvez você almeje empreender apenas a criação de um site ou blog pessoal para compartilhar seu dia a dia ou, quem sabe, criar um fórum para debater as melhores estratégias de games online com seus amigos.

Você pode até estar pensando em ganhar dinheiro com a ajuda da internet, mas não necessariamente empreendendo um negócio online.

E isso pode ser criando uma estratégia de email marketing para manter as clientes de sua boutique feminina atualizadas sobre as novas coleções; criando um blog para divulgação dos empreendimentos imobiliários que está representando; ou mesmo lançando uma campanha no Google para captar clientes interessados nos mesmos modelos de veículos que estão disponíveis em sua loja.

Não importa o que seja, caso você tente fazer algo, de qualquer natureza, na internet, estará empreendendo online (a menos que esteja perdendo tempo em chats ou outras futilidades, claro).

Bem, por hora é só. Penso não ter sido um post de grande valia para os que buscam idéias de como ganhar dinheiro, mas servirá para resguardar-me futuramente, quando, ao escrever algo que não esteja diretamente ligado a negócios, não pensem estar eu a não falar sobre empreender online.







Deixe seu comentário