Twitter
RSS
Facebook

Quais as principais maneiras de se ganhar dinheiro na internet

Tecnicamente falando, o céu é o limite para as formas e modalidades de negócios na internet, pois como andam a dizer, os negócios online estão nas nuvens. O que ainda não existe está simplesmente esperando ser inventado e, se for você a fazer isso – e se a idéia for boa – corre um sério risco de ser o próximo bilionário da rede.

A verdade, porém, é que, para a maioria das pessoas, são escassos os recursos e conhecimentos necessários para se criar negócios revolucionários, de grande repercussão.

No entanto, nada impede que você inove na rede com idéias simples e crie negócios extremamente lucrativos, por exemplo, ofertando algum produto de sua região em sites de ecommerce de outras regiões ou até de outros países.

Eu, por exemplo, tenho a maior parte de minhas receitas online atuais provenientes de um negócio um tanto inovador, mas onde eu não tive que inventar nada. Simplesmente ofereci um produto de alta demanda na rede e a aceitação foi altíssima.

O meu principal site de vendas desse produto me gera mais de oito mil reais mensais (líquidos), quase sem nenhum trabalho hoje em dia.

E o que eu fiz? Apenas inovei ao tentar vender na internet algo que muitas pessoas consomem, mas que ninguém nunca havia pensado antes em “vender online”. (Neste momento estou a trabalhar na criação de um programa de afiliados para esse meu empreendimento e, possivelmente, voltarei a falar dele aqui no futuro).

empreender_ceu_limite

Mas como empreender na internet hoje mesmo

Agora que já ficou claro que não há limites e que você pode testar o que quiser em termos de empreendimento na internet, vou falar quais as principais maneiras de se ganhar dinheiro rapidamente na rede, para pessoas que não sabem, como eu, empreender algo do porte do Google, Yahoo e cia.

Quando falo “rapidamente”, quero apenas dizer que você pode iniciar o negócio ainda hoje, ou nesse exato momento, caso deseje.

Mas não pense que o dinheiro irá cair em sua conta como num passe de mágica, “rapidamente”. No entanto, para um internet marketer profissional, que domine as técnicas e conceitos dos negócios online, fazer dinheiro rápido se torna algo relativamente possível.

Mas voltemos às formas de se ganhar dinheiro online. Na lista abaixo vou falar sobre alguns modelos de negócios que já estão prontos e abertos a qualquer pessoa que deseje iniciar seu empreendimento em minutos:

Vendas em sites de ecommerce e leilão

Esta é para mim a maneira mais simples e mais rápida de alguém começar a ganhar dinheiro na internet. Não por acaso é onde há o maior número de pessoas físicas ou lojistas fazendo dinheiro na rede.

Talvez você ainda não saiba do que se trata, mas quando eu falar o nome do principal site desse gênero no Brasil, certamente você o irá reconhecer: o Mercado Livre. Isso mesmo, vender produtos em sites como o Mercado Livre ou no americano E-bay (o maior do mundo no gênero), embora seja algo bem concorrido nos dias de hoje, é ainda a maneira mais rápida e simples de se iniciar um negócio na rede.

Eu próprio comecei por lá e lembro-me de ter vendido de tudo, desde moedas antigas e fitas de videogames que me restaram da infância, até artesanatos e, mais tarde, quando adotei uma estratégia mais sofisticada, o dropshipping, vendi os mais variados produtos eletrônicos.

Estes sites estão a revolucionar o mercado mundial e centenas de milhares de pessoas estão a atender, a partir de suas casas, consumidores hávidos por todo o mundo.

O Mercado Livre, por exemplo, é uma plataforma extremamente avançada, que oferece toda estrutura necessária ao início de um ecommerce e onde pode-se começar a vender qualquer coisa na internet, em instantes, sem pagar nada para começar.

Para ter sucesso, no entanto, é necessário estudar a plataforma, as maneiras de se destacar dentro dela e todos os detalhes operacionais do negócio, como pagamentos, fretes, etc.

Hoje há muita informação disponível na internet sobre como obter êxito num negócio como esse e em breve eu falarei mais sobre isso aqui no blog.

A título de informação, quero lhe informar que o fator de maior relevância para o sucesso em vendas no Mercado Livre está relacionado a construção de uma boa reputação junto a plataforma de vendas, portanto, tente aprender sobre isso.

Ganhe dinheiro com Programas de Afiliados

Os programas de Afiliados foram minha segunda abordagem ao mundo dos negócios online. Eles nada mais são do que programas de parcerias onde as empresas lhe permitem divulgar seus produtos ou serviços e ser comissionado por isso.

Para lhe dar uma noção da dimensão dessa modalidade de negócio, empresas como o Wallmart (maior empresa do mundo), Americanas.com, Polishop, Submarino e o próprio Google têm seus programas de afiliados. Participar de um programa de afiliados é tão simples quando criar uma conta de email, mas dependendo de como vá desenvolver o negócio, alguns aspectos técnicos podem ser exigidos.

Caso deseje expor um banner da empresa em um site ou blog seu, necessitará saber o mínimo sobre códigos html, afim de executar o trabalho.

Na maior parte dos casos, os próprios programas de afiliados oferecem um tutorial básico ensinando “como fazer”. Particularmente, depois de ter sites com bom volume de tráfego, esse modelo de negócio pode se tornar algo bem mais prático, para quem não deseja estar a postar produtos diariamente e a responder perguntas de clientes numa plataforma como o Mercado Livre.

Mas em termos de ganhos financeiros, pelo menos inicialmente, a primeira proposta é bem mais poderosa.

Venda de publicidade ou exploração de anúncios PPC (Adsense)

Basicamente, a maioria dos negócios na internet resume-se a publicidade, seja ao divulgar um produto num site de ecommerce ou um produto de um determinado programa de afiliados, você nada mais está a fazer do que publicidade, seja para si próprio ou para terceiros.

Nesse caso, seus ganhos serão provenientes da venda do produto ou, como tecnicamente chamamos, da ação do internauta. Mas você também pode ganhar dinheiro com publicidade sem necessariamente precisar da venda concretizada para ter seu ganho consumado.

Nesse caso, sim, estará ganhando dinheiro com a publicidade “pura”. E isso pode acontecer de várias maneiras: você pode vender espaços e acertar um valor pela exposição de alguma marca ou produto em seu site ou blog ou pode trabalhar com alguns programas de afiliados que captam os anunciantes e fazem a ponte entre eles e os respectivos sites.

Dentre esses programas de afiliados, o mais utilizado por webmasters em todo o mundo é o Adsense, que pertence ao Google. Ao participar do Adsense, você poderá expor anúncios dos clientes do Google (anunciantes) em seu site e receber comissões por isso.

No caso da venda de publicidade, seus ganhos podem se dar pelo número de exibição dos anúncios ou pela quantidade de cliques em cada um deles.

Tudo será contabilizado automaticamente, caso utilize um programa como o Adsense e minha dica é que tente automatizar ao máximo também, caso esteja vendendo publicidade para algum cliente direto.

Tenha em mente, porém, que esse modelo de negócio só fará sentido quando você tiver sites ou blogs com significativos volumes de tráfego, pois seus clientes não irão querer pagar para expor suas marcas em sites que ninguém visita; tampouco haverão cliques nos anúncios Adsense, caso não hajam visitantes (e nesse segundo caso, não valem trapassas – o Google excluirá sua conta ao menor indício disso).

Compra, venda e estacionamento de domínios

Quando fala-se em ganhar dinheiro na internet, à cabeça dos mais desavizados logo paira a possibilidade de comprar um domínio e duas semanas depois receber a ligação do agente de alguma multinacional oferencendo alguns milhões de dólares por ele.

Bem, tudo é possível, mas eu contaria mais com um bilhete premiado da Mega-Sena do que com essa possibilidade.

Ainda existe muita gente a especular com domínios e eu próprio sou um “viciado” em comprá-los (não com a esperança do dito telefonema), mas essa não é mais uma forma, digamos, inteligente, de se buscar fazer dinheiro na internet.

Na minha opinião, já se foi o tempo em que a comercialização de domínios era, de fato, um negócio de possíveis ganhos significativos.

Mesmo assim, os domínios ainda movimentam muito dinheiro e além do mercado paralelo, de compra e vendas de domínios, há ainda quem busque ter algum lucro com o estacionamento deles (domain parking), que é uma forma de monetização com anúncios que serão exibidos para quem acessar tal domínio, mas assim como no caso da especulação com a venda de um domínio, essa segunda abordagem é algo que a cada dia torna-se mais difícil, mediante a dificuldade de se encontrar bons domínios e da evolução dos browsers.

Caso não tenha em mente uma boa idéia de projeto para o uso de um domínio – para curto ou longo prazo – a minha opinião é que não o registre esperando que ele venha premiado.

Criação e venda de infoprodutos

Essa é uma modalidade de negócio muito promissora ainda no Brasil e que pode gerar bons dividendos para quem se especializar na área.

Os infoprodutos são produtos de informação em formato digital que, na maioria dos casos levam títulos do tipo “como fazer…”, “aprenda como…”, “resolva agora…”, etc.

Muitos deles são vendidos na forma de e-books e, atualmente, com a web 2.0, eles podem ser produzidos e entregues em formato multimídia, com vídeos demonstrativos, áudios e muitos outros recursos.

Penso que nos próximos anos teremos uma inundação desses produtos na web brasileira e, particularmente, depois de alguns ensaios que já fiz na área, estou nesse momento desenvolvendo uma estrutura mais profissional, para ser a marca guarda-chuva de todos os projetos do gênero que eu venha a lançar no futuro.

Se você domina algum assunto, é bom em algo que faz e sabe que pessoas gostariam de aprender o que tem pra ensinar, então comece a colocar tudo no papel que elas pagarão por isso.

O negócio de infoprodutos pode ser uma boa maneira de se iniciar nos negócios online. Particularmente, nos dias de hoje eu indico essa modalidade como uma das que você deveria analisar primeiro.

Oferta de serviços e mão de obra

Embora haja um mercado gigantesco de mão de obra qualificada na internet, pouco se fala sobre isso nos principais sites sobre “ganhar dinheiro online”.

Não sei porque isso acontece, mas essa é uma maneira que deveria ser levada em consideração. Claro que não será uma forma de se ganhar dinheiro automaticamente, com um site vendendo produtos 24hs por dia, mas para muitos, essa é a maneira ideal.

Conheço pessoas que não gostam de fazer outra coisa, senão vender seus serviços e para eles isso pode ser um empreendimento muito rentável.

E hoje, com a internet, tudo pode ser tocado a partir de casa. Sites como o Freela.com.br e outros do gênero são a principal fonte de renda para freelancers e pequenas empresas que lá oferecem seus serviços.

Se você gosta de escrever, se opera bem algum software, se fala várias línguas, etc, etc, etc, pode ir lá que alguém está a procura e deseja pagar por seus conhecimentos.

Escolha uma ou todas essas formas e ganhe dinheiro

Basicamente, estas são as principais maneiras de se iniciar um negócio online rapidamente, mas há muitas outras possibilidades e métodos de o fazer.

Mais adiante falarei mais sobre essas aqui citadas e sobre outras que possam me ocorrer.

Você opera algum desses modelos de negócios na internet? Conte-nos sua experiência.







Deixe seu comentário