Twitter
RSS
Facebook

Webmaster tools, indispensável para o empreendedor digital

Neste post vou falar de uma das mais importantes ferramentas para quem trabalha com a internet, utilizando-se de sites e blogs para desenvolvimento de seus negócios. Trata-se da “Ferramenta para Webmasters do Google”, mais conhecida por Google Webmasters Tools.

Bem, para quem atua nessa área, não há ferramenta mais importante, creio eu, que o próprio Google. Na verdade, 80% do tempo da maioria dos profissionais de marketing da internet, sobretudo os que trabalham para si, é gasto na tentativa de fazer seus projetos se sobressaírem nos resultados de buscas desse search engine, que é hoje o mais utilizado mecanismo de busca do mundo.

Na verdade, se você tiver um site ou blog como primeiro resultado para a busca de uma determinada palavra-chave, ou um grupo delas, isso pode-lhe ser algo extremamente valioso.

Muito dinheiro pode advir dessa posição e será tudo, literalmente, trazido à você pelo Google – sem cobrar-lhe nada em troca.

Assim sendo, penso que o Google por si só, já nos é uma ferramenta de trabalho – e das mais úteis. porém, achando pouco o serviço que nos já presta, o Google achou por bem ainda fornecer-nos alguns outros recursos que nos auxiliem em nosso trabalho, nomeadamente o trabalho de fazer nossos sites “subirem no Google”.

google webmaster tools

O que é Google Webmaster Tools

A Google Webmaster Tools é um pacote de ferramentas, gratuitas, do Google para auxiliar os desenvolvedores de sites e blogs, dando-lhes feedback sobre como seus projetos são interpretados pelo Google.

Resumidamente falando, o robô do Google lê seu site, indexa-o, encontra aspectos positivos e negativos e remete esses dados para você através da Google Webmaster Tools.

Caso você esteja utilizando essa ferramenta, poderá ter uma visão de seus sites, do ponto de vista do Google e, assim, corrigir o que ele interpretou como algo que está atrapalhando seu site de subir ainda mais nas buscas.

Vários critérios são analisados pelo Google e muitos dados lhe são fornecidos – alguns deles merecem um post específico para que possam ser melhor explicados.

Por alto, posso dizer que dentre os mais importantes estão os que apontam “consultas de pesquisas”, “erros de rastreamento”, “links para seu site”, “palavras-chave consultadas” e as URLs indexadas pelo Google e contidas em seu “sitemap”.

Muitas leituras podem ser feitas a partir dos dados e, vez por outra, darei opiniões e farei algumas interpretações aqui. Uma coisa que não podes deixar de fazer é associar à Webmaster Tools o Google Analytics – uma outra ferramenta do Google.

Creio que a casadinha Google Webmaster Tools mais Google Analytics é a dupla de maior credibilidade e, com certeza, a mais utilizada no mundo, na hora de monitorar e analisar sites e blogs.

Em conjunto, ambas fornecem informações que se complementam e são de grande valia.

Como utilizar a ferramenta de análise do Google

Para acessar a Google Webmaster Tools, você precisa apenas de uma conta no Google. Após acessar este link, deverá submeter seus sites à ferramenta, para que ela possa começar a contabilizar suas respectivas informações.

Ao cadastrar seu site, precisará confirmar a propriedade do mesmo, através da inserção de um arquivo em seu servidor ou de uma linha de código, fornecida pela Webmaster Tools.

Após optar por um desses dois métodos e seguir os passos indicados, você clicará em “verificar”, para que o sistema comprove que o site lhe pertence.

Caso dê tudo certo, em instantes seu site será indexado a ferramenta e os dados passarão a ser armazenados.

Após 24 horas você já poderá ver alguns relatórios em sua conta do Webmaster Tools, mas só com o passar dos dias terá informações mais expressivas, que valem a pena ser rotineiramente analizadas, afim de manter seus sites e respectivos negócios online em constante crescimento.







Deixe seu comentário